Igreja Matriz é reaberta ao público em Conceição do Mato Dentro

0

A Igreja Matriz de Nossa Senhora de Conceição teve suas portas abertas ao público nessa quinta-feira, 5 de março, que pôde ver de perto como andam as obras de restauração. A parte estrutural da igreja já foi toda revisada e reforçada. Uma agenda de visitações está sendo programada pela paróquia.

Durante a reabertura do templo, a equipe técnica explicou como são feitas as intervenções e falou que o acompanhamento da população é importante para que não haja nenhuma estranheza quando tudo estiver pronto. Afinal, a restauração é um processo que modifica a atual estrutura. Por outro lado, resgata a arquitetura primitiva, deixando o prédio mais original e apresentando o que há de mais bonito.

O trabalho é lento, delicado e minucioso, mas nenhum esforço é bastante quando se trabalha por revelar história. As igrejas brasileiras são abrigos das mais admiráveis obras de arte e não poderia ser diferente com a Matriz de Conceição. Já é possível ver as cenas bíblicas registradas nas paredes da capela mor, que ficam cada vez mais claras ao passo que o trabalho avança. E o brilho do ouro utilizado nas esculturas já reluz aos olhos de todos.

Sobre a Igreja

Tombada desde 1948, a Matriz de Nossa Senhora da Conceição é um dos maiores patrimônios arquitetônicos de Conceição do Mato Dentro. A igreja foi erguida nos primeiros anos do século XVIII, por iniciativa do sertanista Gabriel Ponde de Leon. Foi ele quem mandou vir de Itu, São Paulo, em 1703, a imagem da padroeira. Em 1722 a capela-mor já se encontrava concluída e em 1772 foi concedido auxílio real para dar procedimento às obras que foram concluídas no dia 6 de novembro de 1802, quando a igreja recebeu a benção inaugural.





(DeFato Online)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui