Carnaval de Pirapora atrai 15 mil foliões por dia

0

A banda baiana Terra Samba encerrou a terça-feira (4) de Carnaval em Pirapora (MG). O grupo fez o público cantar e dançar ao som de sucessos como “carrinho de mão”, “na manteiga” e “boneco doido”.

“O Carnaval é uma época de alegria, a gente se diverte porque amamos o que fazemos e o público de Minas Gerais tem uma energia incrível”, fala Reinaldo, vocalista da banda.

Durante os dias de folia, a média de público na Avenida Salmeron, que fica às margens do rio São Francisco, foi de 15 mil pessoas. Além de shows, houve também desfile de 10 blocos e concurso de marchinhas.


Terra Samba fechou a programação de shows do Carnaval de Pirapora (Foto: Michelly Oda/G1)

“O Carnaval superou todas as nossas expectativas. Pensamos em uma festa para todos os gostos. Realizamos uma pesquisa com os turistas e percebemos a aprovação total deles. A cada ano estamos dando um passo para fazermos uma folia cada vez melhor”, fala Anselmo Rocha, presidente da Empresa Municipal de Turismo.

O folião Lucas Lemos é de Belo Horizonte e pela segunda vez escolheu Pirapora para passar o Carnaval com a família. “Vim a primeira vez e gostei tanto que resolvi voltar, apesar da quantidade de pessoas, podemos aproveitar com tranquilidade.”

Maria Márcia também mora na capital mineira, mas faz questão de voltar para Pirapora, cidade natal dela, na época do Carnaval. “Aqui as pessoas são alegres e descontraídas e acabam contagiando todo mundo, não tem como ir para outro lugar nesta época do ano.”

Os comerciantes da cidade também compartilham da satisfação dos foliões. O restaurante de Carlos Alves Santos fica na avenida onde a folia é realizada. O horário de fechamento, que normalmente é à meia noite, foi estendido até às 4h.

“Nosso movimento aumenta 70%, percebo que há muitas pessoas que conhecem a cidade e outras que estão vindo pela primeira vez, já pensando em voltar.” O prato mais procurado pelos turistas é a moqueca de surubim, prato típico de Pirapora.

Barco a vapor foi construído nos Estados Unidos em 1913 (Foto: Prefeitura de Pirapora)


Passeio no Benjamim Guimarães

Durante o dia uma das opções mais procuradas pelos foliões é o passeio no Benjamim Guimarães, barco a vapor centenário, que foi construído 1913 nos Estados Unidos. Durante os dias de festa quase 700 pessoas navegaram nas águas do Velho Chico a bordo da embarcação.

No Carnaval, o Benjamim Guimarães teve um visitante ilustre a bordo, Benedito Bispo, que ajudou a colocar o vapor para funcionar. Ele, que trabalhou a vida inteira no Rio de Janeiro, em embarcações, foi trazido pelo prefeito da época para trabalhar.

“É uma emoção muito grande ver esse barco funcionando e o São Francisco é minha vida”, fala o baiano de nascença, mas piraporense de coração.

O casal Marco Aurélio Lins e Gisele Silva veio de Brasília, com a filha Lara, de quatro anos e fizeram o passeio pelas águas do São Francisco. “Tenho amigos e parentes e aqui, esta a segunda vez que passo o Carnaval na cidade”, diz ele, que é autônomo. “Nunca tinha andado no barco a vapor, estou adorando”, fala a servidora pública.

Carnaval tranquilo

Durante os dias de Carnaval a Polícia Militar não registrou ocorrências de destaque em Pirapora, apenas alguns princípios de briga. “Os foliões aproveitam de forma tranquila, não tivemos trabalho, mesmo com a grande quantidade de pessoas presentes. Realizamos várias operações antes do período de festa e reforçamos o policiamento com os militares da área administrativa nas ruas”, fala o tenente coronel José Rocha.

(G1 Grande Minass)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui