Escola de samba ‘Alô Guanhães’ foi a primeira a entrar na avenida. (Foto: Patrícia Belo / G1)
A noite deste domingo (2) foi de folia no Centro de Guanhães com os desfiles das escolas de samba ‘Alô Guanhães’ e ‘Vai quem qué ’. As duas disputam o título de campeã do Carnaval de 2014.
Já a terceira escola ‘Águia de Ouro’, faz parte do grupo de acesso e não disputa o título este ano. A última participante entrará na avenida na noite desta segunda-feira (3), após mais de 20 anos sem desfilar.
‘Alô Guanhães ‘ abriu o desfile levando para a avenida o tema ‘Lendas e Mitos, Contos e Encantos’. A bateria foi o grande destaque e animou o público. A escola nasceu em 2010 como bloco e em 2011 se tornou escola de samba. Em 2014, trouxe para passarela do samba 12 alas que contaram as histórias da literatura infantil e também as lendas brasileiras.
O presidente da escola Geraldo Almeida diz que a diretoria escolheu este samba enredo pensando em algo que poderia ser familiar a toda a população de Guanhães.
“Quem nunca ouviu falar nas lendas de lobisomem, Iara, vampiros e mulher de branco? Fomos atrás dos mitos que povoam o imaginário popular. Essa é a ideia, fazer algo que as pessoas irão lembrar, criar uma letra que fique por um bom tempo na cabeça de todos”, diz.
Ainda segundo o presidente, ao todo, participam da escola de samba cerca de 300 integrantes, incluindo crianças, jovens e adultos, além de quatro carros alegóricos, com diferentes temas.
Bicampeonato
Com o refrão ‘Meu pavilhão é meu tesouro, hoje ele reluz é ouro’, a escola ‘Vai quem qué’, entrou na passarela em busca do segundo título consecutivo, e leva para a avenida os ‘Mistérios do mar’. Com quatro carros alegóricos e um carro abre-alas, a escola fez uma oferenda para a rainha do mar; Iemanjá.
No corredor da folia, a escola trouxe um espetáculo com marujos, piratas, pescadores de sonhos, surfistas, sereias e um carro com a estrela maior; o sol para encantar o público presente.
A coordenadora de Ala, Betânia Miranda, disse que o preparo para carnaval começa no meio do ano, e cerca de 250 participantes integram o grupo. “Não é fácil organizar um desfile desta proporção em uma cidade do interior. Quando eu vejo todos eles na avenida, dando esse show, vem em mim o sentimento de dever cumprindo. Estou muito feliz”, comenta emocionada.
E os desfilem parecem prender atenção de muitos foliões. Cada escola de samba tem o tempo máximo de 1h30 para passar pelo corredor da folia, e, durante todo este período, o público não tirou os olhos das atrações da avenida.
O empresário Bruno Gonçalves saiu de Belo Horizonte para rever a família e também para acompanhar os desfiles das escolas do grupo especial. Segundo o folião, ele não tem preferência por nenhuma das duas escolas que se apresentaram nesse domingo.
“Gosto de admirar. Como as duas escolas são de Guanhães, e tenho parentes e amigos em ambas, prefiro não arriscar um palpite de quem será a vencedora. Fico com dó dos jurados, que terão muito trabalho para escolher somente uma campeã’, conta.
Foliões
Mesmo quem não desfilou nos blocos e na escola aproveitou o carnaval. Muitos foliões estavam fantasiados para aproveitar a festa que começou logo após as apresentações. O que se via na avenida eram famílias inteiras.
O advogado Luiz Henrique Gomes foi para avenida com a mulher, a empresária Luciana Aurélia Gomes, o filho Pedro Augusto Gomes, de oito anos, e vários outros parentes. Para entrar no clima da folia, o primogênito do casal estava fantasiado de marujo e dançava próximo aos pais, acompanhando todo o desfile. “Estamos aproveitando. Este ano o Carnaval de Guanhães está muito bacana”, comentou Gomes.
Juliana Oliveira também levou a família para a folia. A doméstica estava acompanhada do marido Silas Abreu, e do filho Felipe, de 6 anos, e do primo Arthur, de 5 anos. A família toda estava vestida para comemorar o carnaval. “A festa está muito bacana e com um clima familiar. Trouxemos as crianças para se divertirem, pois estivemos na festa no sábado e vimos que estava tudo tranquilo. O Carnaval está agradável”, disse.
Programação
Na segunda-feira (3), a festa continua com o último dia dos desfiles das escolas de samba. Segundo a assessoria de comunicação da prefeitura, está previsto que a escola Águia de Ouro entre na avenida ás 22h30. No mesmo dia também terá apresentação do Bloco Fênix.
A animação da festa será por conta dos integrantes da banda Farol da Barra, que deve subir ao palco as 1h30 da madrugada.
Na terça-feira (4), último dia de folia na cidade, a festa será encerrada com o resultado da escola campeã e com o show da Banda Logan.
‘Vai quem qué’; entrou na avenida para defender o bicampeonato. (Foto: Patrícia Belo/G1)
(Fonte: G1)