Bonecos gigantes e bandas regionais vão agitar o carnaval de Peçanha

0

Com expectativa para receber cerca de 20 mil foliões, quase o dobro de habitantes da cidade, o Carnaval de Peçanha que já tem mais de 80 anos de tradição é um dos preferidos pelos foliões de todas as cidades vizinhas.

A festa que começa no dia 1º e termina no dia 4 de março, vai ser animada por quatro bandas regionais. No sábado, está programado um show com Lívia Cristo, no domingo as atrações são as bandas: Fricote e Triburbana, já na segunda-feira, os foliões vão conferir Fernanda Garcya e os Levados, por fim, na terça-feira, último dia de folia o encerramento vai ser com a banda Kurtição.

Além das bandas, para não perder a tradição, vão desfilar cinco blocos caricatos repletos de personagens da “terra das panelas”, Gambá Dopado, Maluco Beleza e o casal Rogério e Joana, todos feitos à base de isopor, balaios de bambu e papel maché.

Mesmo sem registros oficiais, os bonecos tornaram-se patrimônio cultural de Peçanha. O primeiro deles foi “Rogério”, criado em 1933 pelo morador, Pedro Vieira Braga. Depois de ficarem esquecidos por 39 anos, os bonecos foram regatados pelo artesão Sávio Gandra, de 69 anos, que desde 1972 matem a tradição de montá-los e levá-los para a festa profana.

Folia e segurança

De acordo com o secretário Administrativo da prefeitura de Peçanha, Wilian Souto, a cidade está preparada para receber foliões de toda a região. “Para que possam festejar com segurança a Polícia Militar já foi acionada, juntamente com o Corpo de Bombeiros de Governador Valadares, para trabalharem nos quatro dias”, comentou o secretário acrescentando que cada bloco também possui um segurança particular.

Wilian também garantiu que o hospital Santo Antônio está preparado para o atendimento nos dias de folia. “Todos podem vir tranquilos, o hospital possui uma grande estrutura com urgência e emergência, além de um corpo clínico, composto por oito médicos e vários profissionais da área da enfermagem”, explicou.


(Vista aérea de Peçanha – Foto: Site/Prefeitura)

(Folha de Guanhães)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui