O Grito Rock é um festival de divulgação de bandas independentes e que possuem musicas de sua autoria. O festival vem desde 2005, quando acontecia na cidade de Cuiabá. Atualmente o festival conecta 400 cidades de 40 países, tornando-se um festival global. Além de o nome ser Grito Rock o festival permite que bandas de outro tipo de músicas se cadastrem para tocar no evento. Isso também irá depender de cada restrição entre cidades que sediarão o evento.
As bandas e músicos podem se oferecerem a tocar no festival fazendo a inscrição pelo site do TNC Toque no Brasil, além de bandas e músicos, produtores também poderão se inscrever. Muitas cidades mineiras estão incluídas neste evento global, e representando o vale do Jequitinhonha e Mucuri estão as cidades de Teófilo Otoni, Carlos Chagas e Novo Cruzeiro, estas últimas estão contando com a primeira edição do evento na cidade.
Turnês
Com o objetivo de traçar diversas rotas que cruzem o Brasil e o mundo, os eventos encadeados que compõem o festival possibilitam a criação de turnês de pequeno, médio e grande porte para artistas que poderão realizar suas inscrições através da plataforma do TNB – Toque no Brasil. O grande número de cidades produtoras e o curto período de tempo de realização do festival facilita a criação de rotas e mini turnês, reduzindo custos e aumentando o número de apresentações.
Oportunidades
Além da América Latina, mais países da Europa, Oceania, África integram-se ao evento. Produzido de forma colaborativa desde 2005, o Grito Rock foi criado como uma alternativa ao carnaval tradicional e este ano acontece entre o período de 20 de fevereiro a 30 de março.
O Grito Rock Mundo é um festival colaborativo realizado pelo Fora do Eixo, iniciativa financiada pelo Fora do Eixo Card e produzido com o apoio do Toque no Brasil.
Links:
Teófilo Otoni: http://tnb.art.br/oportunidades/grito-rock-mundo-2014/grito-rock-214-teofilo-otoni/
Carlos Chagas: http://tnb.art.br/oportunidades/grito-rock-mundo-2014/grito-rock-214-carlos-chagas/
Novo Cruzeiro: http://tnb.art.br/oportunidades/grito-rock-mundo-2014/grito-rock-214-novo-cruzeiro/
(Revista Link Self)