Córrego em Timóteo passa por obras de desobstrução da rede pluvial

0

O riacho de Timóteo passará a partir desta terça-feira (18) por obras de desobstrução da rede de canalização pluvial no trecho entre a Rua das Palmeiras e Avenida dos Pinheiros no Distrito Industrial do Limoeiro.


Previsão para o fim da obra é de 60 dias. (Foto: Patrícia Belo)

Os trabalhos de limpeza das manilhas serão antecipados pela construção de três diques, além do reservatório atual existente no córrego, que desemboca na canalização da Rua das Palmeiras. A obra representa investimentos superiores a R$ 200 mil.

De acordo com a Secretaria de Obas, serão feitas duas intervenções com a construção dos diques para conter o carreamento de areia, terra originada de deslizamentos e material sólido, e o encurtamento da rede.

“Hoje, as águas pluviais quando caem na intercessão da canalização das duas vias tem a tendência de ir para o lado contrário, em função da inclinação natural do terreno. Com o desvio, o trecho inclinado será excluído e o curso d’água terá mais força para seguir pela tubulação da Avenida Pinheiros”, explica o secretário de Obras, Carlos Alberto Aguiar.

O secretário ressalta que os diques terão capacidade de cerca de 200 m3 cada. Em caso de chuvas fortes, a Prefeitura fará o monitoramento do local, realizando sua limpeza antes que o material carreado atinja a rede de canalização. “Com essa capacidade, calculamos que os reservatórios levarão cerca de dez dias para serem preenchidos. Prazo suficiente para executarmos os serviços de limpeza”, estima Carlos Aguiar.

Para o secretário, a solução técnica para desobstruir a rede contemplará os anseios dos empresários do distrito e da comunidade, que usa a Avenida dos Pinheiros. Na época das chuvas, com o entupimento da rede, as águas arrebentavam os postos de visita, jogando a areia no asfalto, impedindo o tráfego normal.

“No final do ano passado, em função da obstrução da rede, retiramos cerca de 50 caminhões de areia e terra. Com as novas intervenções e o monitoramento, acreditamos que o problema será resolvido de forma definitiva”, comenta o secretário.

Serviços

Os serviços de desobstrução devem ser concluídos em aproximadamente 60 dias. Segundo a prefeitura de Timóteo, o primeiro dique já foi construído no sistema de drenagem, e está na metade do segundo reservatório.

O proprietário do terreno, que fica na parte alta anterior aos reservatórios, comprometeu-se também em construir mais um dique – totalizando cinco reservatórios. Será colocada uma caixa de junção das manilhas no trecho de intercessão entre as duas ruas e normatizados os pontos de visita para facilitar a limpeza.

Após as obras físicas, será feita a limpeza da tubulação que abrange cerca de 370 metros da Rua Palmeiras, 150 metros da Av. Pinheiros, 25 metros da galeria que atravessa a avenida, mais outros 150 metros de prosseguimento da canalização.

(Inter TV dos Vales)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui