O vereador Tadeuzinho enviou a Prefeitura Municipal de Capelinha um requerimento solicitando que os impostos recolhidos por IPVA, IPTU e MULTAS de trânsito sejam investidos exclusivamente em obras de Infraestrutura, como: calçamentos, reparos e asfaltamentos de ruas na cidade.
Considerando que muitas ruas foram afetadas pelas chuvas de dezembro/2013 e ainda se encontram em situação precária.
Em entrevista á nossa reportagem o vereador disse: “o valor arrecadado apenas com IPVA (cota da Prefeitura) supera R$1.700.000,00 (Um milhão e setecentos mil reais) e geralmente quem paga esse tipo de imposto espera que ele seja aplicado em obras para melhoria das vias públicas. E no caso de Capelinha esses impostos estão sendo utilizados para várias outras questões que nada tem a ver com a expectativa do contribuinte.”
O requerimento foi aprovado na reunião do dia 10 de Fevereiro por unanimidade. O vereador agora aguarda o posicionamento do executivo.
Veja a justificativa do requerimento abaixo:
Senhor Presidente, Senhores Vereadores, Senhor Prefeito,
Na hora de pagar os impostos, muitas pessoas apenas se preocupam em calcular o quanto vai pesar no seu bolso. Mas saber para onde vai o valor desses tributos e como ele pode ser gasto é o primeiro passo para que a população possa fiscalizar e discutir a sua aplicação. De certa forma, esse dinheiro pode retornar ao cidadão na forma de serviços ou de melhorias estruturais.
O IPTU é de competência do município e é convertido em serviços e benfeitorias voltadas para comunidade e o IPVAé dividido em 50% para o município e 50% para estado e se destina de acordo com as prioridades que o estado e as prefeituras estabelecem de forma particular. Diante disso, solicitamos que os impostos arrecadados com IPTU,IPVA e multas sejam destinados exclusivamente á manutenção das ruas da cidades, muitas em situação precárias. Conto com o apoio dos colegas vereadores e atendimento do Executivo.
(Via Capelinha.net)