35 mil foliões são esperados no Carnaval de Grão Mogol

0

Com 15 mil habitantes, a rotina do pacato município de Grão Mogol vai ficar movimentada com a chegada de 35 mil foliões no período de Carnaval.


(Bloco das Virgens – Foto: Edição 2010)

A multidão é atraída principalmente belas belezas naturais e histórico-culturais da cidade conhecida como “diamante do sertão mineiro”.

A expressão faz referência à exploração da pedra preciosa, que teve início no final do século XVIII. Muitos brasileiros e estrangeiros se mudaram para o então povoado de Serra de Santo Antônio do Itacambiraçu, elevado à categoria de cidade em 1858.

Na programação de um dos Carnavais mais tradicionais do Norte de Minas, haverá mais de 10 bandas de vários estilos musicais, além das que tocam marchinhas e desfile de blocos. (Confira a programação completa abaixo)

O secretário de Comunicação, Daniel Pereira, diz que a cidade atrai turistas de todo mundo, mas a maior parte vem da região. “Recebemos um público misto, pois nossos atrativos turísticos proporcionam diferentes formas de lazer, que agradam tanto a quem quer descansar, quanto a quem deseja badalar.”

Duas atrações que mantêm viva a tradição da festa em Grão Mogol , e que fazem sucesso com foliões, são a fanfarra e o bloco das Virgens.

Édson Pereira conta que a fanfarra tem 50 integrantes de várias faixas etárias. “Esperamos muito pelo Carnaval. Nos preparamos durante todo o ano, ensaiamos diariamente e nos dedicamos para trazer alegria para os foliões”.

A fanfarra acompanha o desfile do Bloco das Virgens, no qual homens e mulheres invertem os papéis e desfilam pelas ruas do centro histórico da cidade. Cerca de cinco mil foliões são esperados.

Belezas naturais e históricas


(Grão Mogol/MG)

E a folia em Grão Mogol também pode ser desfrutada nas inúmeras cachoeiras, com destaque para a do Véu das Noivas, localizada na Várzea dos Quartéis, com águas escuras e queda de aproximadamente 30 metros.

A praia do Vau também é uma das belezas naturais que mais atrai turistas. A praia fica às margens do Rio Itacambiraçú e tem pequenas grutas, nascentes e areia branca.

Os turistas podem ainda visitar o sítios arqueológicos, com inúmeras pinturas rupestres e a trilha do Barão, construída pelos escravos de Gualter Martins Pereira, conhecido como barão de Grão Mogol, no século XVIII, para ligar a casa da família à cidade.

Grão Mogol tem também o maior presépio a céu aberto do mundo, o “Mãos de Deus”, com 3.600 m², inaugurado em dezembro de 2011. A obra tem imagens com mais de dois metros de altura. Outra atração turística ligada à religião é a Matriz de Santo Antônio, igreja que leva o nome do padroeiro da cidade, construída em pedras, no século XIX, por escravos.

Programação

Sexta

Palco Principal (das 23:00 às 5:00)
– Banda Som do Povo
– Banda Maracutaia

Sábado

Palco Alternativo (das 15:00 às 20:00)
– Banda Pankadão Baiano
– Banda Mr. Jones

Rua Direita da Cidade (das 20:00 às 22:00)
– Banda de Marchinhas “A Furiosa”

Palco Principal (das 23 às 05:00)
– Buiú e Banda
– Banda Maracutaia

Domingo

Palco Alternativo (das 15:00 às 20:00)
– Banda Pankadão Baiano
– Banda Mr. Jones

Rua Direita da Cidade (das 20:00 às 22:00)
– Desfile do Bloco Infantil “Anjos e Pastores”
– Banda de Marchinhas “A Furiosa”

Palco Principal (das 23 às 05:00)
– Banda Duas Medidas
– Banda Mega

Segunda

Palco Alternativo (das 14:00 às 16:00)
– Banda Pankadão Baiano

Tradicional Bloco das Virgens (das 17:00 às 20:00)
– Desfile no Circuito de Carnaval animado pelo cantor Karromba e sua Banda de Marchinhas

Rua Direita da Cidade (das 21:00 às 22:30)
– Banda de Marchinhas “A Furiosa

Palco Principal (das 23 às 05:00)
– Banda Levada Louca
– Banda Mega

Terça

Rua Direita da Cidade (das 19:00 às 20:30)
– Banda de Marchinhas “A Furiosa”

Palco Principal (das 21: às 03:00)
– Rosy Banda
– Banda Sollo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui