Grupo Fragmentos do Teatro leva a sétima arte para a comunidade de Peçanha e região

0

Criado há quase seis anos por irmãos peçanhenses, o grupo que já foi premiado nacionalmente, realiza oficinas durante todo o ano na cidade.

Por amor a arte e buscando levar entretenimento e cultura aos moradores de Peçanha, os irmãos Nathalia Nascimento, 25 anos e Alexandre Nascimento, 19 anos, realizam desde 2008, anualmente, uma oficina de teatro para moradores de 8 a 25 anos. Hoje, com o apoio do Grupo Fragmentos do Teatro, criado por alunos das oficinas, o encantamento do teatro é levado para a comunidade, cidades da região e por todo país.

A professora Nathalia conta como tudo começou. “A ideia surgiu de um trabalho do programa de Lazer, Esporte e Cultura que existia na cidade na época. Resolvemos ser voluntários com que sabíamos fazer, já que desde novos fazemos cursos de artes cênicas. Com o apoio do município, desde então, fazemos oficinas de teatro durante todo o ano”, explicou.

Segundo Nathalia, uma nova turma começou e para ela, não há nada mais gratificante. “O incentivo maior para buscar novas oficinas são os alunos, já que não tem oportunidade de viajar, de conhecer o mundo do teatro”, comentou. Desde a criação, já passaram pelas oficinas cerca de 360 alunos, em média, 60 por ano.

A professora e idealizadora do projeto detalhou sobre as etapas da oficina. “As inscrições acontece sempre no mês de janeiro, as aulas começam em fevereiro e seguem até dezembro. A oficina é dividida em módulos realizado todas as quartas-feiras e sábados. Após cada módulo, um espetáculo é apresentado com a temática desenvolvida. Todo processo é gratuito”, esclareceu.

Atuação na região

O grupo desenvolve parcerias com escolas e igrejas da região no intuito de levar o teatro a outras comunidades. De acordo com Nathalia, com a temática escolhida, o grupo monta a peça e agenda uma data para a apresentação. “Nas escolas, por exemplo, na parte da manhã fazemos uma oficina com os alunos e à tarde, apresentamos a peça”.

Além dos alunos, o grupo também faz oficinas com os professores, visando o bem estar e o relaxamento. “Acabamos de voltar de Nacip Raydan, onde apresentamos ‘Os Saltimbancos’ de Chico Buarque, junto com professores e alunos”. O grupo conta com um valor simbólico dos parceiros para que possam financiar o transporte.

Premiação

Mais do que os aplausos da plateia, como reconhecimento, o grupo Fragmentos do Teatro, recebeu mais de 20 prêmios e 50 indicações, conforme informou Nathalia. “Viajamos o país inteiro com o grupo, e felizmente estamos sendo reconhecidos e premiados. Ganhamos recentemente com a peça ‘Os Saltimbancos’, de Chico Buarque, o prêmio de melhor espetáculo do FENTA – Festival Nacional de Teatro de Governador Valadares”, disse com alegria.


(Festival Nacional de Teatro realizado em Peçanha)

Além de tudo isso, o grupo que completa seis anos no mês de maio, organiza em parceria com a prefeitura de Peçanha e Casa de Cultura Minervina Vieira da Silva ‘Tia Nevaum’, o Festival Nacional de Teatro. Em sua terceira edição, o evento vai acontecer nos dias 16 e 17 de agosto, em Peçanha. De acordo com a idealizadora, o Festival reúne em dois dias, mais de 5.000 pessoas, com cerca de 150 artistas de todo o país.

(Fonte: Folha de Guanhães)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui