Universidade Estadual de Montes Claros tem número recorde de bolsistas em 2014

0

A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) terá um número recorde de bolsistas em 2014 pro meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID). Entre coordenadores por área de conhecimento, supervisores de educação básica e acadêmicos de Licenciatura serão 2671 contemplados. Os investimentos chegam a R$ 16,8 milhões viabilizados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Os números foram divulgados nesta segunda-feira (3), durante a abertura do 1º Encontro Institucional dos Coordenadores do PIBID, no auditório do prédio 6, no campus-sede. Na oportunidade, foi apresentado também o cronograma de atividades para este ano. A programação se estenderá até o final do dia.

“São números bastante expressivos. O PIBID é um valioso instrumento para impulsionar as licenciaturas ao enriquecer a formação dos acadêmicos e valorizar os cursos”, avaliou o reitor da Unimontes, professor João dos Reis Canela, que presidiu os trabalhos de abertura. “Temos em nossa universidade um trabalho diferenciado no âmbito do PIBID com efeitos positivos diretos na educação básica”, completou.

Ampliação

A coordenadora institucional do Programa na Unimontes, professora Silvana Diamantino França, fez a apresentação da nova equipe de coordenadores e dos números acima citados. Em 2014, serão 108 professores para a função, que foram indicados pelos colegiados de coordenação didática de seus respectivos cursos.

Ela lembra que são 29 licenciaturas dos campi de Montes Claros, Almenara, Brasília de Minas, Espinosa, Janaúba, Januária, Paracatu, Pirapora, Bocaiuva e Unaí. Das 2,6 mil bolsas, 2132 são para os alunos de iniciação a docência (alunos), 426 para supervisores das 83 escolas da rede pública parceiras no Programa e 108 de coordenadores de área. Em 2009, a Unimontes contava com apenas 195 bolsistas pibidianos em 12 subprojetos. O crescimento em comparação aos números de 2014 é da ordem de 1369% em cinco anos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui