Ampliação da Unimontes leva ensino superior gratuito para o Vale do Jequitinhonha

0

Universidade vai ampliar suas atividades em Joaíma e irá instalar um campus em Pedra Azul


Secretario Narcio Rodrigues anunciou ampliação das atividades da Unimontes no Vale do Jequitinhonha

O secretario de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Narcio Rodrigues, participou nesta quinta-feira (30/01), na cidade de Joaíma, no Vale do Jequitinhonha, de solenidade que marcou expansão das atividades presenciais da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) naquele município. O núcleo da Unimontes em Joaíma ficou desativado, mas está retomando suas atividades e já realizou na última semana vestibular destinado a alunos da cidade e região.

Narcio Rodrigues destacou que o Governo de Minas está investindo na expansão de vagas de acesso gratuito ao ensino superior em Minas Gerais como instrumento para acelerar a transformação econômica e social de algumas regiões do Estado, especialmente os Vales do Jequitinhonha, Mucuri, Norte e Noroeste.

Em Joaíma, já esteve em funcionamento um núcleo da Unimontes, que iniciou suas atividades com cursos modulares entre 2003 a 2005, ofertando Geografia, Artes e Educação Física, com a formatura de 105 alunos. Além dos modulares, a unidade também ofereceu cursos presenciais entre 2005 e 2011, formando três turmas com um total de 76 graduados. Em 2014, a perspectiva é lançar mais o curso presencial de matemática em Joaíma.

PEDRA AZUL

Na última quarta-feira (29/01), Narcio esteve, juntamente com o reitor da Unimontes, João dos Reis Canela, na cidade de Pedra Azul, na mesma região, e assinou termo de cooperação com a prefeitura local para a implantação de um campus no município. As atividades se iniciarão no próximo semestre com a realização do vestibular. Nos dois municípios, Narcio Rodrigues assinou também, convênio no valor de R$1,186 milhão para investimento na aquisição de instrumentos e implantação de laboratórios.

A Unimontes está estruturando a grade de cursos a ser ofertado no seu campus em Pedra Azul. Os cursos de licenciatura em História, Ciências da Religião, Educação jFísica, Letras/Português e Pedagogia, além de Tecnólogo em Gestão Pública, já estão assegurados.

Para adequar o prédio da Escola Municipal Clemente de Faria, que abrigará o campus da Unimontes em Pedra Azul, a Secretaria de Educação destinou R$420 mil para a reforma do atual prédio. Representando a secretaria de Estado de Educação, Ana Lúcia Gazolla, participou da solenidade a superintendente regional de Ensino de Almenara, Diciola das Graças Moraes.

“A Unimontes está construindo um novo tempo nestas regiões em que atua. A instituição é o braço forte do Governo de Minas na sua tarefa de levar formação educacional e desenvolvimento econômico para as regiões do Jequitinhonha, Norte, Mucuri e Noroeste”, acrescentou Narcio.

O reitor João dos Reis Canela fez um balanço das atividades da Unimontes. “Hoje temos 8 mil alunos e estaremos chegando a 13 mil. A universidade oferece 56 cursos de graduação e quatro doutorados. Já formamos mais de 50 mil alunos nestes anos de sua existência”, afirmou.

Os prefeitos de Pedra Azul, Daniel Pires de Oliveira Costa e de Joaíma, Donizete Gomes Lemos, agradeceram ao governador Antonio Anastasia pelas iniciativas do Governo de Minas na região.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui