Governo brasileiro foca em processo mais humanizado para deportados

0
ValeTicket 728x90

O segundo voo com brasileiros deportados pelos Estados Unidos no novo mandato do governo Trump chegou na noite desta sexta-feira (7/2/2025) ao Aeroporto Internacional de Confins, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Antes de pousar no Brasil, o avião fez uma escala técnica em Porto Rico. A primeira parada em território nacional ocorreu em Fortaleza, no período da tarde, onde alguns dos passageiros optaram por desembarcar. Dos 111 repatriados, 88 seguiram para Minas Gerais em avião da Força Aérea Brasileira (FAB).

A recepção dos deportados contou com a presença de funcionários do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), sob a liderança da ministra Macaé Evaristo.

“É muito importante, quem puder, conversar com a nossa equipe para trazer algumas informações que nos ajudem nessa negociação para melhorar a condição de voo dessas pessoas que estão voltando para o Brasil”, disse a ministra durante a recepção em Confins. “Aos poucos, a gente vai conseguir fazer com que esse processo seja menos doloroso e mais humanizado. Essa é a nossa tarefa, estamos aqui para isso, então contem com a gente”, completou.

Recepção humanizada e apoio durante a jornada

Para a Coordenação-Geral de Promoção dos Direitos das Pessoas Migrantes, Refugiadas e Apátridas, a recepção dos repatriados já foi um alívio para os brasileiros, especialmente durante a parada inicial em Fortaleza.

“O atendimento foi muito bom, considerando que foi a primeira vez em que o Ceará recebeu repatriados. Tivemos um apoio enorme, fizemos um acolhimento humanitário, e as pessoas, quando viam a gente, ficavam aliviadas. Alguns chegaram envergonhados, mas, quando viram como seria a recepção, relaxaram bastante”, afirmou Ana Maria Gomes Raietparvar, coordenadora da área.

Acompanhamento e perfil dos deportados

Um grupo de trabalho (GT) composto por representantes do governo brasileiro e dos Estados Unidos acompanhou a operação. Antes da chegada ao Brasil, o governo dos EUA disponibilizou uma lista com o perfil e a quantidade de repatriados. Não foram registrados passageiros com alerta da Interpol.

De acordo com a Polícia Federal, a maioria dos deportados é jovem. O grupo inclui:

  • 8 pessoas com até 10 anos
  • 11 entre 11 e 20 anos
  • 38 entre 21 e 30 anos
  • 33 entre 31 e 40 anos
  • 17 entre 41 e 50 anos
  • 4 com 51 anos ou mais (o mais velho tem 53 anos).

O grupo é composto por 85 homens, sendo 71 desacompanhados, e 26 mulheres, das quais 12 estavam sozinhas. Aproximadamente 25% dos deportados (28 pessoas) chegaram em núcleos familiares.

Estrutura de acolhimento no Aeroporto

No Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, a sala de autoridades foi transformada em Posto de Acolhimento aos Repatriados, com acesso a água, alimentação, pontos de energia, internet e banheiros.

O local também oferece canais de comunicação para que os deportados possam entrar em contato com familiares, além de fornecer orientações sobre serviços públicos de saúde, assistência social, trabalho, regularização vacinal e matrícula na rede de ensino.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui