Copasa investe em obras para ampliar abastecimento e saneamento em Capelinha

0
ValeTicket 728x90

A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) está realizando obras para melhorar a qualidade de vida da população de Capelinha, no Vale do Jequitinhonha. Entre as intervenções, destacam-se a implantação do sistema de abastecimento de água tratada no bairro Novo Horizonte (conhecido popularmente como bairro do Grampão) e a modernização da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da cidade, que entrou na fase final. Os investimentos somam aproximadamente R$ 1,8 milhão.

Além da ampliação dos serviços de saneamento, as obras impulsionam a economia local, com a geração de empregos e a compra de materiais no comércio da cidade.

Expansão do abastecimento de água

Por meio do programa Universaliza Minas, que leva saneamento básico a áreas rurais e locais recém-regularizados, os trabalhos no bairro Novo Horizonte envolvem a implantação de 550 metros de redes alimentadoras, com diâmetro nominal (DN) de 75 milímetros, e 2.100 metros de redes de distribuição de água, com DN de 50 milímetros. A previsão é que as obras sejam concluídas até abril deste ano.

O gerente da Copasa na região, Vilsom José de Amorim, destacou a importância da iniciativa. “Esta obra beneficiará 350 famílias, cerca de 1.400 pessoas que moram no bairro Novo Horizonte. Estamos proporcionando não apenas água tratada nas torneiras das casas destes clientes, mas, sim, dignidade a todos“, afirmou.

Após a conclusão, os moradores poderão solicitar a ligação de água presencialmente na unidade da Copasa, localizada na rua Rio Branco, número 77, no bairro Centro, ou pelos canais digitais da empresa:

  • Site: www.copasa.com.br
  • Aplicativo: Copasa Digital
  • Webchat: Disponível no site
  • WhatsApp: (31) 99770-7000 (segunda a sexta-feira, das 8h às 18h; sábados, domingos e feriados, das 8h às 12h)
  • Central de Atendimento: 0800 0300 115

Com a finalização dessa obra, o índice de cobertura de abastecimento de água em Capelinha alcançará 92,81%. A Copasa segue trabalhando para atingir a meta do Novo Marco Legal do Saneamento, que prevê a universalização do serviço com 99% de cobertura.

Modernização da Estação de Tratamento de Esgoto

A Copasa também está investindo na modernização da Estação de Tratamento de Esgoto de Capelinha, com 86% das obras já concluídas. A previsão é que os trabalhos sejam finalizados até abril.

As intervenções incluem limpeza geral do terreno, substituição de parte do cercamento e do portão de pedestres, reforma do pavimento pré-moldado, construção de proteções nos taludes com armação, concreto e telas soldadas, além do plantio de gramas e árvores ornamentais. A obra também contempla melhorias na iluminação da área, drenagem pluvial e reforma do laboratório da unidade.

Esta obra visa adequar a ETE de Capelinha ao padrão das demais unidades da empresa no estado. Destaco ainda que, em breve, realizaremos mais investimentos para o esgotamento sanitário, visando alcançar a universalização deste serviço nesta cidade“, ressaltou Vilsom de Amorim.

Atualmente, a Copasa atende 82,74% da população com serviços de esgotamento sanitário. A meta da empresa é alcançar os 90% exigidos pelo Novo Marco Legal do Saneamento antes do prazo máximo, que é 2033.

Impactos do saneamento no desenvolvimento da cidade

Além dos benefícios diretos à população, o saneamento básico impulsiona a qualidade de vida e o crescimento econômico do município. A coleta e o tratamento adequado do esgoto ajudam a prevenir doenças de veiculação hídrica, como febre tifoide, cólera, hepatite A, poliomielite e diarreia aguda.

O tratamento dos resíduos também contribui para a preservação dos recursos naturais, evitando a contaminação de rios, lagoas e aquíferos subterrâneos. Além disso, a infraestrutura de saneamento atrai novos investimentos e empresas, valorizando imóveis e melhorando indicadores sociais, como o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e os índices educacionais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui