Um avião de pequeno porte caiu na manhã desta sexta-feira (7/2/2025) na Avenida Marquês de São Vicente, na região da Barra Funda, Zona Oeste de São Paulo. O acidente resultou na morte do advogado gaúcho Márcio Louzada Carpena e do piloto Gustavo Medeiros. Outras seis pessoas que estavam próximas ao local ficaram feridas, conforme informações da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP). Duas dessas vítimas foram socorridas com ferimentos mais graves.
![](wp-content/uploads/2025/02/aviao_advogado_sp.jpg)
De acordo com o Corpo de Bombeiros, o acidente ocorreu por volta das 7h20, quando a aeronave atingiu um ônibus que transitava pela via. Uma câmera de segurança instalada na área registrou o momento do acidente. As imagens mostram uma intensa cortina de fumaça logo após a colisão.
A assessoria do Aeroporto Campo de Marte informou que a aeronave era um bimotor King Air F90, de prefixo PS-FEM. “A torre de controle perdeu o contato com a aeronave às 7h16, minutos após a decolagem”, informou a assessoria. O avião havia sido adquirido por Carpena em dezembro de 2024 e estava registrado em nome da empresa Máxima Inteligência Operações Estruturadas e Empreendimentos Ltda, de Porto Alegre.
Investigação das causas
A Força Aérea Brasileira (FAB) comunicou que investigadores do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa IV), órgão vinculado ao Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), foram acionados para apurar as causas do acidente e prevenir futuras ocorrências.
![](wp-content/uploads/2025/02/acidente_sp_1.png)
Posicionamento da Prefeitura e impacto no trânsito
Em nota, o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, lamentou o acidente e afirmou que a administração municipal está mobilizada para prestar apoio. “Estamos disponibilizando todas as estruturas de atendimento para socorro às vítimas”, declarou.
Funcionários da Defesa Civil, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), agentes de trânsito e do setor de transportes foram enviados ao local para auxiliar nas operações de resgate e no controle da área.
A SPTrans, responsável pelo transporte por ônibus na capital, informou que o veículo atingido pela queda da aeronave operava a linha 8500/10, Terminal Pirituba/Metrô Barra Funda, e pertencia à concessionária Santa Brígida. Em razão do acidente, dez linhas de ônibus que circulam pela região precisaram ser desviadas.
![](wp-content/uploads/2025/02/acidente_sp_2.png)
Momentos antes do desastre
O proprietário do avião, o advogado gaúcho Márcio Carpena, postou em suas redes sociais imagens da aeronave taxiando na pista do Campo de Marte, pouco antes do acidente, e com o piloto Gustavo Medeiros.
Vídeos
Nota de pesar da OAB do Rio Grande do Sul
A OAB/RS lamenta profundamente a morte do advogado gaúcho Márcio Louzada Carpena, de 49 anos, ocorrida na manhã da sexta-feira (7) após a queda de um avião de pequeno porte em São Paulo.
Nesse momento de pesar, o presidente da Ordem gaúcha, Leonardo Lamachia, manifestou suas mais sinceras condolências aos entes queridos, amigos, alunos e colegas de Carpena. “Com muita tristeza, recebo a notícia do falecimento do colega Márcio Carpena, que desenvolveu uma grande trajetória na advocacia. Em nome da advocacia gaúcha, nossa solidariedade à família, amigos e demais colegas nesse momento de consternação”, afirmou.
Trajetória
O advogado Márcio Carpena era natural de Porto Alegre e, aos 49 anos, deixa esposa e três filhos. Ele iniciou a trajetória profissional ao se graduar em Ciências Jurídicas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) em 1999. Quatro anos depois, tornou-se mestre em Direito Processual Civil pela mesma instituição. Carpena atuava na área contenciosa civil em tribunais regionais, estaduais e superiores, além dos Institutos de Mediação e Arbitragem. Carpena também foi professor na Faculdade de Direito da PUCRS e na Escola da Magistratura, palestrava em congressos, seminários e colóquios de Direito, no Brasil e no exterior, e presidiu a Academia Brasileira de Direito Processual Civil entre 2003 e 2009.