Morre Newton Cardoso, ex-governador de Minas Gerais, aos 86 anos

0
ValeTicket 728x90

O ex-governador de Minas Gerais Newton Cardoso (MDB) faleceu na madrugada deste domingo (2/2/2025), aos 86 anos, em Belo Horizonte. Ele estava internado em um hospital no bairro Mangabeiras e morreu em decorrência de uma múltipla falência de órgãos.

O velório de Newton Cardoso será realizado nesta segunda-feira (3/2), a partir das 10h, no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte, com honrarias, em reconhecimento ao seu legado político e à sua trajetória como governador do estado.

Em nota de pesar divulgada em sua página oficial, o deputado federal Newton Cardoso Jr., filho do ex-governador, confirmou o falecimento e prestou homenagem ao pai. “Com profunda tristeza e uma imensa dor no coração, comunico o falecimento do meu querido pai, Newton Cardoso, que nos deixou na madrugada do dia 02/02/2025, aos 86 anos. Fundador do MDB, foi Governador de Minas Gerais, Vice-Governador, Prefeito de sua querida Contagem por três mandatos, Deputado Federal por três mandatos. O nosso ‘trator’ dedicou a vida à política e ao povo Mineiro. Advogado, administrador, empresário e realizador, com atuação em diversos setores, contribuiu para a geração de emprego e o desenvolvimento do nosso Estado. Deixa um legado de grandes obras e realizações em cada parte de Minas, que jamais será esquecido. Sempre comprometido com os mais humildes, lutou até o fim, com muita garra, um sorriso no rosto e um coração cheio de amor e bondade. Seguirei adiante, profundamente saudoso, mas com muito orgulho e honradez”, escreveu.

O atual governador de Minas Gerais, Romeu Zema, também se manifestou sobre a perda. “Minas Gerais se despede com pesar de Newton Cardoso, ex-governador que deixou sua marca na política. Sua trajetória, iniciada ainda na juventude, sempre foi marcada pelo diálogo, carisma e resiliência. Nossa solidariedade à família e aos amigos neste momento difícil”, afirmou Zema.

O MDB Nacional também se pronunciou em nota: “Com enorme pesar, lamentamos a morte de Newton Cardoso, fundador do MDB e governador de Minas Gerais (1987-1991), aos 86 anos. Newton Cardoso ingressou na política pelo movimento estudantil ainda no fim dos anos 1950 pelo antigo PR. Em 1966, cerrou fileiras contra o regime militar e ajudou a fundar o MDB de Minas Gerais. Em 1972, elegeu-se pela primeira vez prefeito de Contagem. Governou a cidade por mais duas vezes. Também foi deputado federal por três mandatos. Como governador, marcou sua história pela enorme quantidade de obras que realizou e que até hoje são reconhecidas pelo povo mineiro. Nosso abraço fraterno aos amigos e familiares de Newton Cardoso, em especial seu filho, Newtinho, nosso deputado federal e atual presidente do MDB de Minas de Gerais”.

Newton Cardoso deixa um legado de significativa atuação política, com destaque para as obras e realizações que marcaram sua trajetória à frente da administração pública mineira.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui