A circulação da Maria Fumaça entre as cidades de São João del-Rei e Tiradentes, em Minas Gerais, será suspensa neste fim de semana como medida preventiva devido às fortes chuvas e à elevação do nível do Rio Elvas. A decisão foi tomada pela VLI, administradora do trem turístico, visando garantir a segurança dos passageiros.

De acordo com a empresa, uma nova avaliação técnica será realizada na próxima semana para verificar a viabilidade da retomada das viagens.
Remarcação e reembolso
Os passageiros que adquiriram bilhetes antecipadamente poderão optar pela remarcação da viagem, sem custo adicional, ou pelo reembolso do valor pago. Para isso, devem entrar em contato com a Buson pelos seguintes canais:
- Telefone: (11) 2626-9632 (segunda a sexta-feira, das 9h às 18h).
- WhatsApp: (12) 99645-1386 (segunda a sexta-feira, das 9h às 20h, e aos sábados, das 9h às 19h).
Atrações mantidas
Apesar da suspensão das viagens, as estações de São João del-Rei e Tiradentes permanecerão abertas para visitação. Os turistas poderão conhecer as exposições do Programa Estação de Memórias, que busca preservar a história ferroviária e proporcionar um espaço de interação com o passado das ferrovias.
- São João del-Rei: Quarta a sábado, das 8h às 17h, e domingos, das 8h às 12h.
- Tiradentes: Quinta a sábado, das 8h às 17h, e domingos, das 8h às 12h.
Museu Ferroviário e Rotunda
Em São João del-Rei, também será possível visitar o Museu Ferroviário, inaugurado em 1981 e considerado o maior centro de preservação da história ferroviária do Brasil. O espaço reúne peças utilizadas na antiga Estrada de Ferro Oeste de Minas (EFOM) e de outras ferrovias da mesma época. A entrada é gratuita e o funcionamento ocorre de quarta a sábado, das 8h às 17h, e aos domingos, das 8h às 12h.
Outra atração disponível é a Rotunda, estrutura circular com 25 linhas internas convergindo para um girador manual no centro. Nos dias normais de circulação do trem, há visitas guiadas às 9h e às 16h, exceto aos domingos, quando a visita ocorre apenas às 9h.
O ingresso para a Rotunda custa R$ 20 por visitante, com meia-entrada de R$ 10 para crianças e outros beneficiários mediante apresentação de documento. Os bilhetes podem ser adquiridos através da Buson.