Serro comemora 300 anos

0

Desde a sexta-feira (24/01), está acontecendo no Serro, às comemorações pelos 300 anos do município. A programação que seguirá até a próxima quarta-feira (29/01), inclui a revelação de um segredo guardado a mais de 35 anos aos pés da escadaria da Igreja de Nossa Senhora do carmo.


(Igreja Nossa Senhora do Carmo – Foto: Pedro Avila)

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

24 DE JANEIRO – SEXTA-FEIRA

– 20 horas – Cortejo em Serenata – Serenata pelas ruas da cidade homenageando os amantes da seresta
25 de janeiro – Sábado
– 10 horas – Degusta Serro – Show com Barão Violão e Voz Feira de gastronomia e apresentação cultural na Praça João Pinheiro
– 22 horas – Abertura das comemorações dos 300 anos de Vila do Príncipe com show da Banda Circuito.

26 DE JANEIRO – DOMINGO

– 08 horas – Missa solene comemorativa 300 anos de Vila do Príncipe na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição

27 DE JANEIRO – SEGUNDA-FEIRA

– 09 horas – Tour Histórico Passeio turístico pelos atrativos históricos e fazendas da sede do Município
– 20 horas – Cinema na praça – Documentário: Serro e suas tradições, na Praça João Pinheiro

28 DE JANEIRO – TERÇA-FEIRA

– 09 horas – Tour Histórico Natural Passeio turístico aos atrativos históricos e naturais dos Distritos turísticos do Município
– 20 horas – Sarau de Poesias Sarau de Poesias no Adro da Igreja do Carmo, na Praça João Pinheiro

29 DE JANEIRO – QUARTA-FEIRA

– 08 horas -Café Colonial no Paço Municipal do Serro
– 09 horas – Entrega comenda 300 anos de Vila do Príncipe Homenagem ao Prefeito e Ex-prefeitos do Serro
– 10 horas – Abertura da caixa no adro da Igreja do Carmo Abertura da Urna com documentos da campanha de mobilização pela preservação do Patrimônio Histórico da antiga Vila do Príncipe por José Fernando Aparecido de Oliveira, de acordo com o Decreto 135/1975. Participe!

COMEMORAÇÃO 300 ANOS DE VILA PRINCIPE – 24/01/2014 a 29/01/2014

No ano de 1975, o então prefeito Sr. José Marcílio Moura Nunes, consciente do estado de decadência arquitetônica do rico patrimônio da Antiga Vila do Príncipe, solicita ajuda ao Jornalista Jose Aparecido de Oliveira, que de pronto assume a tarefa de chamar a atenção da nação para esta grave situação. Dias depois, a publicação de um artigo no Jornal Estado de Minas intitulado “SALVEM O SERRO ANTES QUE ELE ACABE”, contribui para sensibilizar intelectuais, jornalistas, acadêmicos e políticos da grande importância histórica daquela Terra.

Teve ai o início de uma forte e bela campanha jornalista sobre a cidade do Serro, com ecos em toda a imprensa nacional, com a publicação de artigos, crônicas, editoriais e noticiário em geral, ecoando até ao Le Monde, jornal francês.

Diante dessa impressionante repercussão, nasceu a sugestão de guardar toda esta memória em uma urna, plantada ao pé da Igreja do Carmo, na praça principal da cidade, para ser aberta no dia em que a Vila do Príncipe completasse trezentos anos, em 29 de janeiro de 2014, pelo filho de José Aparecido de Oliveira, José Fernando Aparecido de Oliveira com os seguintes dizeres:


(Foto: Pedro Avila)

“Neste local, a XXIX – VI – MCMLXXV, o povo do Serro guardou, para conhecimento da História, documentos da memorável campanha de imprensa que sensibilizou o Brasil na preservação desta Cidade. Neste mesmo dia, recolhido na memória do tempo, fizemos de José aparecido de Oliveira, quem levou ao Brasil o nosso apelo, cidadão desta antiga e honrada Vila do Príncipe do Serro do Frio”.

Este ato mereceu a presença de ministros de Estado, prefeitos das cidades históricas, jornalistas, além de diversas autoridades cuja solenidade foi presidida pelo ilustre historiador Professor Hélio Silva.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui