Um incêndio no hotel Grand Kartal, localizado na estação de esqui de Kartalkaya, na província de Bolu, noroeste da Turquia, resultou na morte de pelo menos 66 pessoas e deixou 51 feridas nesta terça-feira (21/1/2025).
O fogo teve início por volta das 3h30 (horário local) no andar do restaurante do hotel, que possui 11 andares. Devido à predominância de madeira na construção, as chamas se espalharam rapidamente, dificultando o trabalho dos bombeiros, que levaram cerca de 12 horas para controlar o incêndio.
No momento do incidente, o hotel estava com aproximadamente 90% de ocupação, abrigando 237 hóspedes devido às férias escolares. Relatos indicam que alguns hóspedes, em pânico, pularam das janelas para escapar das chamas, resultando em pelo menos duas mortes. Outros tentaram descer utilizando lençóis e cobertores.
As autoridades locais informaram que o hotel não possuía um sistema de combate a incêndios adequado. Três ministros turcos compareceram ao local, e quatro pessoas foram detidas enquanto as investigações sobre as causas do incêndio prosseguem.
O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, expressou suas condolências às famílias das vítimas e afirmou que o governo está acompanhando de perto o desenrolar dos acontecimentos.