A AENA deu início às obras de ampliação e modernização dos aeroportos de Uberlândia, Uberaba e Montes Claros, em Minas Gerais. A cerimônia de Pedra Fundamental, realizada na terça-feira (14/1/2025), marcou o início de mais uma etapa do projeto que integra o Bloco SP/MG/MS/PA, com investimentos totais de R$ 4,5 bilhões na rede de aeroportos administrados pela empresa no Brasil.
As intervenções visam transformar a experiência dos passageiros, aumentar a segurança e modernizar as operações aeroportuárias, alinhando os terminais aos padrões internacionais. Em Uberlândia, será construído um novo terminal de passageiros, enquanto os espaços em Uberaba e Montes Claros serão ampliados significativamente.
Impactos e benefícios das obras
As reformas incluem a criação de novas áreas de escape nas pistas, melhorias nas operações de pouso e decolagem e ampliações nos terminais de passageiros. Além de atender à crescente demanda, os projetos devem gerar cerca de 1.000 empregos diretos durante o período de execução, contribuindo para o desenvolvimento econômico das regiões atendidas.
Santiago Yus, diretor-presidente da AENA Brasil, destacou o compromisso da empresa com a modernização da infraestrutura aeroportuária: “Estamos orgulhosos em contribuir para o desenvolvimento econômico dessas regiões, por meio de infraestruturas aeroportuárias modernas e prontas para o futuro. Nosso compromisso é com a eficiência operacional, o conforto dos passageiros e a segurança em todos os nossos terminais.”
Presença de autoridades
A solenidade contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, o secretário nacional de Aviação Civil, Tomé Franca, a secretária adjunta de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Kathleen Garcia Nascimento, além de prefeitos das cidades beneficiadas e representantes do setor aéreo.
Cronograma e execução
As obras estão sob responsabilidade da construtora Matec, contratada pela AENA para garantir a entrega de projetos de alta qualidade. A previsão é que todas as reformas sejam concluídas até junho de 2026, proporcionando terminais mais modernos e eficientes para atender às demandas regionais e fortalecer a aviação no estado de Minas Gerais.
Veja as principais mudanças em cada aeroporto da AENA em Minas Gerais
Uberlândia
O Aeroporto de Uberlândia vai ganhar um novo terminal de passageiros com 14,6 mil m², cerca de 70% maior que o existente atualmente, que não possibilitava o afastamento necessário em relação à pista de pouso e outras ampliações futuras. O novo prédio, localizado no outro lado da pista, contará com dois pavimentos. No terminal, serão instaladas duas pontes de embarque (fingers), proporcionando mais conforto e comodidade aos mais de um milhão de passageiros que passam pelo aeroporto por ano. A ampla área de check-in, com 21 posições em uma área de 215 m². A sala de embarque ocupará mais de 1.850 m² e contará com seis portões. Na área externa, será criado um novo sistema viário de acesso ao aeroporto e um novo estacionamento com 497 vagas em 12,4 mil m².
Principais melhorias:
- Construção de um novo terminal de passageiros com 14,6 mil m² (70% maior que o atual)
- Aumento da capacidade dos atuais 1,146 milhão para 2,15 milhões de passageiros por ano
- Instalação de duas pontes de embarque (fingers), com preparação para uma terceira futuramente
- Check-in com 21 posições amplas e acessíveis em 215 m²
- Aumento da capacidade para 2,15 milhões de passageiros por ano
- Sala de embarque com seis portões e 1.850 m²
- Novo sistema viário de acesso ao aeroporto
- Restituição de bagagem com três esteiras e área de 710 m²
- Novo estacionamento com 497 vagas e 12,4 mil m²
- Novo pátio com sete posições para aeronaves
- Novas área de escape no final da pista
- Nova pista de taxiamento de aeronaves
- Reconfiguração do pátio e pistas e pistas de táxi para a aviação geral
- Novo pátio da aviação comercial com sete posições para aeronaves tipo C
Uberaba
O Aeroporto de Uberaba passará por uma grande transformação para atender à crescente demanda regional e oferecer mais conforto aos passageiros e melhor eficiência operacional. O terminal irá quase triplicar de tamanho, passando dos atuais1.500 m² para 4.300 mil m², sendo que a superfície da área pública será duplicada. Toda a área já existente será requalificada. A sala de embarque contará com dois portões e área de 380 m² e a área de canal de inspeção (raio-X) será ampliada para 170 m². A segurança das operações também será aprimorada. A pista de pouso e decolagem terá uma ampliação de 70 metros, com instalação de área de escape no final da pista e novos auxílios visuais de aproximação das aeronaves. O projeto é um marco no desenvolvimento de Uberaba, contribuindo para o crescimento econômico, comercial e turístico da região.
Principais melhorias:
- Ampliação do terminal de 1.500 m² para 4.300 m²
- Aumento da capacidade dos atuais 96 mil para 222 mil passageiros por ano
- Sala de embarque com dois portões e 380 m²
- Ampliação da pista de pouso e decolagem em 70 metros
- Balcões de check-in com oito posições e 70 m²
- Controle de segurança (raio-X) em área de 170 m²
- Restituição de bagagem com uma esteira em área de 216 m²
- Reconfiguração do pátio de estacionamento de aeronaves
- Novas áreas de escape no final da pista, em ambas as cabeceiras
- Recolocação de PAPI nas cabeceiras 17 e 35
- Novos edifícios de apoio
Montes Claros
O Aeroporto de Montes Claros será transformado em um espaço mais moderno e funcional com a ampliação de sua infraestrutura. O terminal de passageiros passará de 2.300 m² para 4.300 m², enquanto a área pública total será ampliada em 2,5 vezes. A sala de embarque contará com três portões em 450 m², atendendo ao crescimento da demanda de passageiros. Será construído um novo pátio de aeronaves comerciais com quatro posições e maior afastamento da pista de pouso, além de uma nova pista de taxiamento e a instalação de novas áreas de escape, reforçando o compromisso com a segurança e a eficiência operacional.
Principais melhorias:
- Ampliação do terminal de 2.300 m² para 4.300 m²
- Aumento da capacidade dos atuais 324 mil para 538 mil passageiros por ano
- Sala de embarque com três portões e 450 m²
- Superfície da área pública será 2,5 vezes maior que a atual
- Balcões de check-in com 11 posições e 100 m²
- Controles de segurança (raio-X) em área de 135 m²
- Restituição de bagagem com uma esteira em área de 200 m²
- Construção de novo pátio para quatro aeronaves tipo C
- Novas áreas de escape no final da pista, em ambas as cabeceiras
- Nova pista de taxiamento de aeronaves
- Reconfiguração do pátio existente para aviação geral
- Adequação das vias de acesso
- Novos edifícios de apoio