Uma pesquisa nacional realizada pelo Instituto Paraná Pesquisas, divulgada nesta quarta-feira (15/1/2025), consultou a população brasileira sobre o potencial eleitoral do cantor Gusttavo Lima. A coleta de dados foi realizada entre os dias 7 e 10 de janeiro de 2025, com entrevistas pessoais em 164 municípios de 26 estados e no Distrito Federal, totalizando 2.018 eleitores ouvidos. A pesquisa tem um grau de confiança de 95% e margem de erro de 2,2 pontos percentuais.

Quando questionados sobre a possibilidade de votar em Gusttavo Lima para presidente do Brasil, os resultados foram os seguintes:
- 9,4% afirmaram que com certeza votariam nele.
- 31,5% disseram que poderiam votar nele.
- 50,6% declararam que não votariam nele de jeito nenhum.
- 6,1% não conheciam o suficiente para opinar.
- 2,4% não souberam ou não responderam.
Em relação ao posicionamento sobre o cantor entrar para a política, a maioria dos entrevistados se mostrou contrária à ideia. Dos consultados:
- 65,7% disseram que não gostariam de vê-lo na política.
- 27,8% indicaram que apoiariam a entrada de Gusttavo Lima na política.
- 6,5% não souberam ou não opinaram sobre a questão.
Declaração pública
No início de 2025, o cantor Gusttavo Lima declarou publicamente que seu nome estava à disposição para concorrer ao cargo de presidente nas eleições de 2026. A declaração gerou repercussão e, desde então, diferentes partidos políticos têm demonstrado interesse em filiar o sertanejo, que se mostrou aberto à possibilidade de ingressar na política.