Minas Gerais se destacou mais uma vez no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com resultados expressivos que refletem a qualidade da educação no Estado. De acordo com dados divulgados nesta segunda-feira (13/1/2025) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a rede estadual de ensino mineira alcançou 331 redações com notas variando entre 980 e 1.000, além de outras 4.397 com pontuações entre 950 e 980.

Dentre os 12 estudantes que alcançaram nota máxima na redação em todo o país, dois são mineiros. Um dos destaques é Samille Malta, ex-estudante da Escola Estadual Nossa Senhora do Patrocínio, em Virginópolis, no Vale do Rio Doce (Leste de Minas), que é a única estudante de escola pública a conquistar a nota 1.000 no país. Samille concluiu o ensino médio no Colégio de Aplicação (Coluni) da Universidade Federal de Viçosa (UFV).
“Estou muito feliz e surpresa com o resultado. Sou grata a todos que me apoiaram ao longo do meu caminho de preparação, minha família, meus professores, meus amigos”, compartilhou Samille, que agora espera que a nota a ajude a conquistar uma vaga no curso de medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), seu grande sonho.