Prefeitura de Caratinga incentiva Fruticultura no município

0

Secretaria de Agricultura convida produtores rurais para o lançamento do novo “Programa de Incentivo à Fruticultura”, que acontece nesta segunda-feira, dia 27


(Foto: Divulgação)

A Prefeitura de Caratinga, por meio da secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, lança o Programa de Incentivo à Fruticultura, em resposta às demandas de diversificação da produção agrícola no município. O encontro para a apresentação da proposta aos produtores rurais acontecerá na próxima segunda-feira, dia 27, a partir das 9h 30, no Salão de Eventos do Sindicato dos Produtores Rurais de Caratinga, situado à Rua Coronel Pedro Martins, n° 225 – 3° andar (ao lado do Colégio CNEC).

O prefeito Marco Antônio explica que o objetivo principal da Prefeitura com este novo projeto é procurar alternativas agrícolas que sejam viáveis para o município de Caratinga. “A busca de alternativas favoráveis para o produtor rural tem sido uma das grandes prioridades da Gestão 2013-2016, por meio de ações desenvolvidas pela Secretaria Agricultura. Após uma série de estudos realizados pelos profissionais da Agricultura e de debates, reuniões e troca de informações, todas elas mediadas com grande interesse pelo secretário Odiel de Souza, a Prefeitura encontrou esta alternativa, que é o incentivo à Fruticultura e convida os produtores rurais a participarem conosco. Juntos vamos descobrir como a Fruticultura pode passar a ser mais explorada no município e trazer os benefícios que necessitamos”.

O secretário de Agricultura Odiel de Souza diz que está com grandes expectativas. “Eu acredito muito neste novo projeto da Prefeitura de Caratinga. Temos a consciência de que estamos sendo ousados, mas na situação em que se encontra o município, diante dos baixos preços do café, cientes da desilusão de grande número de cafeicultores, não poderíamos cruzar os braços e lamentar”, argumenta.

“Não estamos dando um tiro no escuro”, sentencia Odiel. “O lançamento deste novo programa é baseado em estudos, em visitas de campo e em um planejamento sério. Serão cadastrados 100 produtores do município. Será lavrado e assinado um contrato entre a Prefeitura de Caratinga e cada produtor rural que aderir. A Prefeitura fornecerá um kit com 100 mudas de Abacate e os insumos (adubos), além de oferecer treinamento da mão de obra por meio de cursos e palestras e o acompanhamento técnico com todo o suporte necessário para que o produtor obtenha bons resultados”.

Odiel fala das responsabilidades do acordo. “O produtor terá o compromisso de trabalhar para que o projeto tenha sucesso, pois o kit avaliado em três mil reais tem de ser restituído à Prefeitura no prazo máximo de seis anos, mas uma das grandes vantagens é que o pagamento será feito em mercadoria. A própria plantação do abacate dará ao produtor, o abacate, que neste caso se transforma numa espécie de “moeda” de troca”.

Odiel ressalta que, para o desenvolvimento do Programa de Incentivo à Fruticultura, a Prefeitura de Caratinga conta com parcerias. “Não seria possível realizarmos um projeto tão inovador e ambicioso, se não pudéssemos contar com o apoio das empresas e entidades parceiras, às quais agradecemos e que destacamos: Sicoob Credcooper, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Cooperativa Caratinga de Produtores Hortícolas Ltda (Cooperhorta), Sindicato dos Produtores Rurais de Caratinga (SPRC), Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), Coo perativa dos Cafeicultores da região de Caratinga Ltda (Copercafé) e Instituto IBIO.

COORDENAÇÃO DO PROGRAMA

Para dar suporte aos pequenos produtores rurais do município de Caratinga interessados em apostar na Fruticultura, foi designada uma equipe de profissionais da Secretaria de Agricultura, composta pelos engenheiros Agrônomos Thales Augusto Daniel, Cléber Bento Pereira e pelo técnico agrícola, Ciro Ferreira de Vasconcelos, coordenada pelo engenheiro Agrônomo Rodrigo Alves da Silveira.

O engenheiro agrônomo fala sobre a elaboração do novo Programa de Incentivo à Fruticultura. “Elaboramos este projeto realizando estudos e pesquisas, fazendo diversas visitas em fazendas produtoras de frutas, conhecendo outros projetos que obtiveram sucesso em outros municípios, visitando produtores de mudas de árvores frutíferas e, ao final, focamos o nosso olhar na cultura do Abacate, concluindo esta primeira fase do programa”.

Rodrigo Silveira explica o porquê da escolha do Abacate para dar início ao novo projeto. “Em Caratinga e na microrregião, a Cafeicultura ocupa o primeiro lugar. Iniciar o novo projeto apostando em uma nova cultura não seria viável, se nós não levássemos em conta uma cultura que pudesse ser associada ao café. O produtor que se interessar pela Fruticultura não precisa abandonar a sua lavoura de café. Escolhemos o abacate porque as cem mudas que fazem parte do kit para iniciar o plantio podem ser plantadas nas estradas da lavoura, sem prejudicar o cultivo do café”, argumenta.

O engenheiro afirma que o valor investido não é alto e que os produtores não precisam temer. “O projeto foi elaborado para facilitar o acordo entre as partes. A Prefeitura de Caratinga é a primeira interessada que o projeto dê certo, mas a assinatura do contrato implica responsabilidades por parte do produtor rural. Apostamos nesta parceria porque queremos uma nova realidade no município. Chega de lamentar e não buscar soluções e nem criar novas oportunidades”.

O ABACATE

O engenheiro Agrônomo Rodrigo Silveira explica que o abacateiro, pertencente à família Lauraceae, é uma frutífera de porte arbóreo, originária das regiões altas e baixas do México e América Central. “Devido à sua origem adapta-se muito bem ao clima subtropical, principalmente os cultivares e híbridos das raças mexicana e guatemalense. Esta foi a espécie que foi escolhida para Caratinga, após estudos e análises”.

Rodrigo esclarece que os produtores rurais receberão, ainda, informações sobre as variedades e cultivares do Abacate, clima e solo, práticas de conservação do solo, propagação de plantas, plantio, espaçamento, dimensões das covas, adubação de cova e adubação de formação, controle de pragas e doenças, tratos culturas, culturas intercalares, colheita e comercialização.

CONVITE

“Esperamos que os produtores rurais venham conhecer o novo Programa de Incentivo à Fruticultura”, diz Odiel. “Estamos preparando uma reunião de confraternização para o lançamento do projeto. No evento o produtor rural vai ficar sabendo como poderá se inserir no projeto e obter todos os seus benefícios”.

Dia 27 de janeiro de 2014 (segunda-feira)

No Salão de Eventos do Sindicato dos Produtores Rurais de Caratinga, Rua Coronel Pedro Martins, n° 225 – 3° andar (ao lado do Colégio CNEC).

Programação:

9h30 – Café e Credenciamento
10h – Abertura
10h30 – Lançamento do Projeto de Incentivo à Fruticultura
12h – Encerramento


Odiel de Souza, Leila Lopes e Normando Alves de Souza


Equipe da Secretaria de Agricultura

(Informações e Fotos da Prefeitura Municipal de Caratinga)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui