Produtores do Serro e Diamantina inovam para valorizar queijos da região

0

Os produtores de queijo da região do Serro estão adotando iniciativas inovadoras para agregar mais valor aos produtos locais. Uma dessas ações é o Programa de Qualidade do Queijo Minas Artesanal da Microrregião do Serro, programado para ser implementado a partir de 2024.

O programa foi apresentado durante o primeiro Circuito do Queijo Minas Artesanal das microrregiões do Serro e de Diamantina, realizado em novembro. A iniciativa conta com uma comissão técnica composta por diversas instituições, incluindo a Emater-MG, a Cooperativa dos Produtores Rurais do Serro (Cooperserro), o Sindicato dos Produtores Rurais do Serro, a Associação dos Produtores Artesanais de Queijo do Serro, a Technoserve, o Sistema Faemg/Senar e o Sebrae, além das prefeituras locais.

Maior Agregação de Valor

O extensionista da Emater-MG, José Aparecido Martins da Silva, explicou que o programa visa aprimorar a qualidade dos queijos produzidos na região, começando inicialmente pelos produtores de Alvorada de Minas, Dom Joaquim, Materlândia, Paulistas, Rio Vermelho, Sabinópolis, Santo Antônio do Itambé, Serra Azul de Minas e Serro.

“A proposta é voltada para os produtores que comercializam queijos por meio da Cooperserro, oferecendo bonificação pela qualidade do alimento. Para isso, eles precisarão atender às exigências estabelecidas no regulamento técnico criado para o programa”, destacou o extensionista, que também é veterinário e participa da Rede de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) do queijo na região.

José Aparecido ressaltou a importância do programa, destacando que ele contribuirá para a melhoria da agregação de valor dos queijos artesanais do Serro e valorizará os produtores comprometidos com a qualidade de seus produtos.

“Criando um produto diferenciado, além de ser melhor remunerado, o produtor que aderir ao programa pode se destacar no mercado. Por isso, estamos estimulando a participação das queijarias locais”, argumentou.

Circuito Inédito

O primeiro Circuito de Queijo Minas Artesanal atraiu mais de 400 participantes de mais de 20 municípios das regiões do Serro e de Diamantina. O evento incluiu palestras, apresentação do programa de qualidade do Queijo Minas Artesanal, exibição do modelo de coletor de pingo que foi vencedor do Prêmio de Criatividade Rural da Emater-MG em 2021, além de mesa redonda e cozinha show, com pratos preparados com queijo minas artesanal.

O extensionista da Emater-MG explicou que o Circuito Regional de Queijo Minas Artesanal surgiu da necessidade de trazer tecnologias, inovações e troca de experiências entre produtores rurais, professores universitários e demais instituições públicas e privadas que atuam direta ou indiretamente com produtores de queijos artesanais da região.

“O objetivo do evento foi proporcionar a difusão do conhecimento e tecnologias por meio de palestras e debates, abordando temas da atualidade na cadeia produtiva do queijo minas artesanal. Devido ao sucesso da primeira edição, já estamos discutindo a realização de um segundo evento em 2024”, revelou José Aparecido.

O circuito regional do queijo minas artesanal abrange as duas regiões caracterizadas como produtoras do queijo minas artesanal, com municípios como Couto de Magalhães de Minas, Datas, Diamantina, Felício dos Santos, Gouveia, Monjolos, Presidente Kubitschek, São Gonçalo do Rio Preto, Senador Modestino Gonçalves, Alvorada de Minas, Coluna, Conceição do Mato Dentro, Dom Joaquim, Materlândia, Paulistas, Rio Vermelho, Sabinópolis, Santo Antônio do Itambé, Serra Azul de Minas e Serro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui