A partir desta terça-feira (26/12) e até o dia 12/1/2024, está aberto o período para a confirmação de matrículas na rede estadual de ensino de Minas Gerais. A Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG) destaca a importância da validação dentro desse prazo para garantir a vaga nas escolas estaduais no ano letivo de 2024, que terá início em fevereiro.
Para efetuar a matrícula, é necessário que pais, responsáveis ou os próprios alunos apresentem toda a documentação exigida pela Resolução SEE nº 4.917/2023 e comprovem os dados informados no Cadastro Escolar 2024, realizado por meio do Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para Matrícula (Sucem).
A confirmação da matrícula deve ser realizada presencialmente na secretaria da escola indicada pelo Sucem. Os resultados do Cadastro Escolar 2024 estão disponíveis para consulta neste link.
Gustavo Pedroso, subsecretário de Articulação Educacional, alerta a comunidade escolar sobre a importância do período de confirmação da matrícula, destacando que este é o segundo passo após a realização do cadastro para o ano de 2024 pelo Sucem. Ele ressalta que os documentos informados no cadastro devem ser apresentados na unidade escolar para a confirmação da matrícula.
Quanto aos estudantes encaminhados para escolas da rede municipal, é necessário observar o calendário estabelecido por cada cidade e entrar em contato com a Secretaria Municipal de Educação para realizar a confirmação da matrícula.
O Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para Matrícula (Sucem) foi adotado por 714 municípios em todo o estado. O Sucem indica as escolas estaduais e municipais mais próximas do endereço informado do candidato durante o Cadastro Escolar.
Estudantes que perderam o prazo de inscrição entre outubro e novembro poderão tentar uma vaga novamente no período de 22/1 a 2/2/2024, pelo site. Nas vagas remanescentes, o encaminhamento será feito conforme a disponibilidade nas escolas da região do endereço do estudante.