Produtores rurais de Nanuque reclamam de fechamento de usina

0

Moradores de Nanuque, no Vale do Mucuri, reclamam do fechamento de uma usina de cana-de-açucar no município, o que deixou mais de mil pessoas desempregadas. Segundo os produtores de cana-de-açucar da cidade, a usina existe há mais de 25 anos e o fechamento trouxe muito prejuizos para o município.


Maquinário da usina foi retirado para outras unidades do grupo responsável pela usina em Nanuque

Quando funcionava, a usina recebia cerca de um milhão e 200 mil toneladas de cana-de-áçucar a cada nova safra. Segundo os produtores rurais da região, a cana era transformada em álcool e açucar. Os produtores alegam que não estavam recebendo pela matéria-prima e por isso pararam de fornecer o produto para a usina, que acabou fechando.

De acordo com os produtores, o problema começou em 2008, quando o grupo responsável pela destiladora enfrentou uma crise financeira. Além de Nanuque, outras duas usinas também foram desativadas, uma no Espírito Santo e outra no Sul de Minas. Os produtores rurais agora enviam a cana-de-áçucar para outra usina, que fica a cerca de 100 km da cidade. O aumento no custo da matéria-prima foi repassado para a fábrica.

Alguns dos cerca de 300 produtores rurais, prejudicados pelo fechamento da usina, entraram na justiça para receber o pagamento atrasado. O advogado deles descobriu que a empresa participou com doações para campanhas eleiorais, no mesmo período em que deveria ter feito os pagamentos aos produtores. No site do Tribunal Superior Eleitoral constam três doações que somam R$ 1.250.000 para candidatos a cargos públicos nas eleições de 2010.

(Fonte: Inter TV dos Vales)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui