A Prefeitura de Itamarandiba, através da Secretaria de Municipal de Cultura, em parceria com a Associação Comunitária de Defesa das Famílias do Bairro Fazendinha (ACODEF) tem oferecido, desde dezembro de 2013, oficina de criação de bolsas com material reciclável.
(Foto: Ernane Frois)
Usando como matéria-prima garrafas pet, o curso tem o objetivo de desenvolver a arte como forma de lazer e trabalho, além disso, proporciona às mulheres do Bairro Fazendinha a oportunidade de reforçarem a renda familiar.
O Secretário de Cultura de Itamarandiba, Leonardo Guimarães, ressaltou a importância da parceria firmada entre Prefeitura e ACODEF para desenvolver cursos que visam o crescimento pessoal através do artesanato. “A consolidação dessa parceria, objetiva valorizar nossos artistas e fomentar a arte local. A ideia central é estimular o cidadão a participar de algo que lhe traga renda e orgulho profissional.”, afirmou Guimarães.
O curso, que começou em dezembro passado e terá duração de três meses, acontece na sede da Associação. As aulas são ministradas pela artesã, Leny Ketlen Fernandes, e conta com a participação de aproximadamente 20 alunas mulheres, sendo elas: artesãs, donas de casa e profissionais liberais.
A Professora Leny ketlen mencionou que a oficina é direcionada as mulheres que buscam meios de sobrevivência através da produção artesanal. Segundo ela, durante o curso cada aluna consegue confeccionar até 04 bolsas que serão vendidas na comunidade. “Esse é um trabalho não somente de descobrimento do artista. Ele tem seu lado social também. Essas mulheres são pessoas inteligentes que necessitam de um estímulo.” diz.
O resultado das vendas, a excelência na qualidade dos produtos e o apoio recebido já despertam nas alunas do curso o desejo de criarem uma cooperativa. A dona de casa, Abikely Keila dos Santos, é uma das mais empolgadas com a ideia. Ela, que já é artesã, assegura que caso consigam levar a pretensão adiante todos tendem a ganhar. “Com a formação da cooperativa teremos condições de aumentar a produção e comercialização dos produtos.”, argumenta.
GALERIA DE FOTOS:
(Fotos: Ernane Frois)
(Informações da Prefeitura Municipal de Itamarandiba, por Ernane Frois)