Superbactéria mata duas pessoas em hospital de Montes Claros

0

A Secretaria Municipal de Saúde de Montes Claros, Norte de Minas Gerais, informou nesta quinta-feira (23/01) que duas pessoas morreram nesta semana contaminadas pela superbactéria Klebsiella Pneumoniae Carbapenemase (KPC) no hospital Aroldo Tourinho. Além das duas mortes, duas pessoas estão internadas com a bactéria e outras sete estão com a KPC que ainda não se desenvolveu.


(Hospital Aroldo Tourinho de Montes Claros – Foto: Luis Carlos Novaes)

Segundo a secretária interina de saúde, Ana Paula Nascimento, os registros foram em apenas um dos hospitais da cidade e que os profissionais que trabalham na instituição não correm risco de infecção, pois a bactéria se desenvolve apenas em pacientes que estão com o sistema imunológico baixo ou debilitado por alguma doença grave.

A secretária disse ainda não há motivos para alarde. “Equipes da Vigilância Sanitária Municipal e Estadual e as equipes de controle de infecção dos hospitais estão trabalhando na formulação e tomadas de medidas de controle da proliferação da bactéria”, afirma.

O município, ainda segundo a secretária, está criando campanhas educativas para ajuda a divulgar o assunto. “É preciso mostrar para a população que precisamos aprender a conviver com situações presentes em outras cidades e que chegou agora em Montes Claros. Medidas muito simples como lavar as mãos, podem evitar a proliferação da bactéria”, explica.


Superbactéria KPC (Foto: G1)

Fonte: Inter TV Grande Minas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui