O conflito entre russos e ucranianos está gerando instabilidade econômica no mercado cripto
Em função dos intensos conflitos com a Ucrânia, a Rússia está sofrendo várias sanções econômicas. As restrições são diversas e um dos setores afetados é o mercado de moedas digitais.
Várias plataformas de criptomoedas proibiram usuários russos de usarem seus serviços, dizendo que o motivo principal é a restrição imposta pela União Europeia.
Alguns veículos de comunicação informaram que players do setor deram prazo até o último dia 27 de outubro para que os usuários retirassem todos os seus fundos, pois as suas respectivas contas seriam bloqueadas. As empresas informaram à reportagem que a decisão tinha ligação direta com as sanções ao governo russo.
Motivos das restrições
A União Européia implementou uma nova onda de sanções no início do último mês de outubro. De acordo com a Comissão Europeia, as sanções têm como proposta enfraquecer o desempenho industrial da Rússia para continuar os conflitos com a Ucrânia.
A medida forçou vários players do setor a cortar laços com o país, no que diz respeito à comercialização de criptomoedas.
Por que o Bitcoin deve desabar com a guerra da Rússia contra a Ucrânia?
Como dissemos, o conflito com a Ucrânia impacta o mundo todo em vários setores profissionais. Um exemplo é o mercado de combustíveis, já que a Rússia é o terceiro maior produtor de petróleo e gás do mundo, fato que resulta em uma alta significativa da inflação em vários países.
Além disso, se considerarmos o passado recente, em função da crise coronavírus, o Bitcoin apresentou uma acentuada queda, assim como demais ativos do mercado de ações. Essa abrupta redução não era esperada pelos analistas e profissionais de exchanges, mesmo em meio ao cenário da pandemia, mas acabou acontecendo.
De qualquer forma, a análise é que o Bitcoin pode sim passar por quedas momentâneas em função da guerra. Porém, essa oscilação no desempenho não compromete permanentemente a performance do ativo.
Qual a importância das criptomoedas em meio a guerra entre Rússia e Ucrânia?
A guerra entre os dois países resultou em uma instabilidade econômica de grandes proporções, afetando inclusive o Rublo, moeda oficial da Rússia, que chegou a apresentar queda de 20% na comparação com o dólar americano. O fato resultou na intervenção do Banco Central do país.
Diante desse cenário, muitos investidores migraram sua atuação para o mercado de moedas digitais, já que esse ativo se apresentou como alternativa para manutenção da liberdade financeira.