Exchanges bloqueiam usuários russos por causa de sanções da UE

0

O conflito entre russos e ucranianos está gerando instabilidade econômica no mercado cripto

Em função dos intensos conflitos com a Ucrânia, a Rússia está sofrendo várias sanções econômicas. As restrições são diversas e um dos setores afetados é o mercado de moedas digitais.

Várias plataformas de criptomoedas proibiram usuários russos de usarem seus serviços, dizendo que o motivo principal é a restrição imposta pela União Europeia.

Alguns veículos de comunicação informaram que players do setor deram prazo até o último dia 27 de outubro para que os usuários retirassem todos os seus fundos, pois as suas respectivas contas seriam bloqueadas. As empresas informaram à reportagem que a decisão tinha ligação direta com as sanções ao governo russo.

Motivos das restrições

A União Européia implementou uma nova onda de sanções no início do último mês de outubro. De acordo com a Comissão Europeia, as sanções têm como proposta enfraquecer o desempenho industrial da Rússia para continuar os conflitos com a Ucrânia.

A medida forçou vários players do setor a cortar laços com o país, no que diz respeito à comercialização de criptomoedas.

Por que o Bitcoin deve desabar com a guerra da Rússia contra a Ucrânia?

Como dissemos, o conflito com a Ucrânia impacta o mundo todo em vários setores profissionais. Um exemplo é o mercado de combustíveis, já que a Rússia é o terceiro maior produtor de petróleo e gás do mundo, fato que resulta em uma alta significativa da inflação em vários países.

Além disso, se considerarmos o passado recente, em função da crise coronavírus, o Bitcoin apresentou uma acentuada queda, assim como demais ativos do mercado de ações. Essa abrupta redução não era esperada pelos analistas e profissionais de exchanges, mesmo em meio ao cenário da pandemia, mas acabou acontecendo.

De qualquer forma, a análise é que o Bitcoin pode sim passar por quedas momentâneas em função da guerra. Porém, essa oscilação no desempenho não compromete permanentemente a performance do ativo.

Qual a importância das criptomoedas em meio a guerra entre Rússia e Ucrânia?

A guerra entre os dois países resultou em uma instabilidade econômica de grandes proporções, afetando inclusive o Rublo, moeda oficial da Rússia, que chegou a apresentar queda de 20% na comparação com o dólar americano. O fato resultou na intervenção do Banco Central do país.

Diante desse cenário, muitos investidores migraram sua atuação para o mercado de moedas digitais, já que esse ativo se apresentou como alternativa para manutenção da liberdade financeira.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui