Lei municipal oficializa a Rota Turística Bahia-Minas em Teófilo Otoni

0

Em outubro, a Câmara Municipal de Teófilo Otoni instituiu a lei municipal 7.667, que oficializa a inclusão da Rota Turística Bahia-Minas na programação cultural, esportiva e turística da região. A iniciativa beneficia empreendedores e moradores de comunidades que vivem e trabalham na antiga Estrada de Ferro Bahia-Minas, que com a ajuda e suporte do Sebrae Minas tornou o percurso da ferrovia, desativada em 1966, a mais nova rota turística de Minas Gerais.

A legislação ainda prevê o cadastramento no Conselho Municipal de Turismo de pequenos negócios localizados no trajeto, que passarão a servir as normas sanitárias e de formalização regidos pela legislação municipal.

Para o analista do Sebrae Minas Jeferson Batalha este é um passo importante para incentivar a organização produtiva das comunidades locais que dependem do turismo para a geração de emprego e renda. “Com a lei, as atividades desenvolvidas na rota passam a ser divulgadas em publicações, sites, mapas, guias do município relacionados ao turismo. Com isso, a rota ganha notoriedade e passa a ser reconhecida por mais turistas que visitam a região “, afirma Batalha.

Rota Bahia-Minas

Criada pelo Sebrae Minas, com apoio de diversas instituições públicas e privadas, a Rota Turística Bahia-Minas é integrada por seis municípios dos vales do Mucuri e Jequitinhonha.  A iniciativa prevê uma série de ações para alavancar o turismo na região e gerar novas oportunidades de negócios por onde passava a antiga ferrovia.

Entre as ações estão a promoção de eventos de aventura, capacitação dos pequenos negócios locais, mapeamento de atrativos e fomento ao turismo regional. Para conhecer mais sobre os atrativos da Rota Turística Bahia-Minas acesse o site www.rotabahiaminas.com.br e acompanhe as dicas de viagem, programação de eventos, indicações de meios de hospedagens e lugares para saborear a gastronomia da região. 

——————

Sabia que o Aconteceu no Vale está também no Telegram? Inscreva-se no canal.

Já curtiu ou seguiu nossas páginas nas redes sociais? Receba as notícias em primeira mão:
Google News
Facebook
Twitter
Instagram
Youtube
TikTok

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui