Polícia Civil apura agressão a tiros contra 35 famílias quilombolas em Verdelândia

0

As polícias Militar e Civil de Janaúba (Norte de Minas) estão empenhadas na tentativa de localizar e prender os integrantes de um grupo armado que, na tarde de domingo, invadiu a Fazenda Torto, no município de Verdelândia (na mesma região), agrediu e expulsou integrantes de 35 famílias de trabalhadores sem-terra, integradas por quilombolas (remanescentes de escravos), que, na véspera, tinham invadido a área. Duas pessoas foram feridas a tiros, sendo que uma delas está internada em estado grave na Santa Casa de Montes Claros e outra continua internada no Hospital Regional de Janaúba –sem correr risco.


Sede da fazenda da Torta, em Verdelândia (Foto: Michelly Oda)

Na noite dessa segunda-feira, a PM informou que recebeu informações de que um dos envolvidos no ataque e expulsão dos sem-terra seria um homem conhecido por Joãozinho, filho do proprietário da fazenda, identificado como João Dias. Joãozinho continua foragido.

De acordo com informações da PM, as famílias tiveram que sair às pressas depois que um grupo de cerca de 10 a 12 homens encapuzados chegou ao local e começou a atirar e agredir os ocupantes. A mesma fazenda já tinha sido ocupada anteriormente pelos quilombolas, que, há anos, trava luta contra fazendeiros da região por causa da terras que alegam terem direito da ocupação. A área fica distante 10 quilômetros da sede urbana de Verdelândia – de 8,2 mil habitantes, a 560 quilômetros de Belo Horizonte.

Testemunhas disseram para à PM que os homens encapuzados chegaram na fazenda em dois veículos – uma caminhonete e um carro de passeio. Uma mulher que estava na área contou que os homens disseram que “eram da policia”. Segundo a PM, eles usavam carabinas, revólveres e pistolas. Assim que entraram na propriedade, começaram a atirar e passaram a agredir os quilombolas, que, amedrontados, saíram correndo do local. Os sem-terra disseram que tiveram também dinheiro, celulares e outros pertences levados pelos homens armados. A PM informou ainda que, devido ao medo provocado pelo grupo armado, ontem, não havia mais ninguém na fazenda invadida no fim de semana.

(Informações do Jornal Estado de Minas)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui