Projetos fortalecem geração de emprego e renda no Vale do Jequitinhonha

1

A Fundação Aperam Acesita e a Aperam BioEnergia, via o Edital de Projetos Sociais, estão apoiando 11 projetos em diversas frentes, objetivando a promoção do desenvolvimento dos municípios de atuação da empresa no Vale do Jequitinhonha. Entre as iniciativas, o fomento à geração de trabalho e renda está em pauta no Centro Social Mali Martin, em Itamarandiba, e no Clube de Mães do Bairro Piedade, em Capelinha. 

Em Itamarandiba, o projeto Agulha Mágica fomenta a geração de renda por meio do corte e costura. A iniciativa, desenvolvida pelo  Centro Social Mali Martin, tem como objetivo ofertar para os beneficiários da organização conhecimento dos equipamentos empregados na atividade e noções básicas do ofício de costureira. A partir da capacitação, o grupo desenvolve habilidades necessárias à sua inserção no mercado de trabalho.

Por meio da iniciativa, 30 alunas concluíram o curso no último mês. De acordo com o coordenador do projeto, Ernani Geovani, “o resultado final foi alcançado com as meninas costurando suas próprias roupas. Inclusive, na cerimônia de encerramento, muitas delas estavam usando peças confeccionadas por elas mesmas. Realizamos a certificação da turma, mas essa demonstração valeu muito mais que o cumprimento dos protocolos, pois testemunha a consolidação do aprendizado na prática”, celebra. 

A elaboração de biscoito tipo cookie utilizando soro leiteiro e amêndoa de baru é uma das iniciativas em execução. Subproduto valioso, o soro do leite é gerado a partir da fabricação do queijo e, na maioria das vezes, não é aproveitado, culminando em seu descarte como um resíduo agroindustrial. Visto que a região produz uma média de 900 mil litros de leite desse insumo mensalmente, a fabricação do biscoito evita o descarte de um volume expressivo desse produto.

Essa atividade é desenvolvida pelo Clube de Mães do Bairro Piedade, que atende 64 pessoas, sendo esse público majoritariamente feminino. “Com a pandemia, ficou muito nítida a busca das pessoas por alimentos mais saudáveis, indo além do sabor, visando a propriedade funcional da refeição. Com isso, testamos uma receita que agregasse custo benefício, qualidade e facilidade na produção”, relata o coordenador do projeto, Wylyan Caio.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui