Início Saúde Cronograma capilar: como montar o seu?

Cronograma capilar: como montar o seu?

0

O cronograma capilar é uma maneira de organização em forma de calendário que separa os processos de hidratação, nutrição e reconstrução dos cabelos; saiba mais

Sabemos que os cabelos, como qualquer outra parte do nosso corpo, precisam de cuidados, mas muitas vezes não temos condições de realizar todos os procedimentos necessários para dar a devida atenção aos nossos cabelos nos salões de beleza.

Tendo isso em vista, um grande aliado aos cuidados dos cabelos em casa é o cronograma capilar. O cronograma capilar é uma maneira de organização em forma de calendário que separa os processos de hidratação, nutrição e reconstrução dos cabelos a partir de máscaras de tratamento por semana dentro do período de um mês.

Para saber qual etapa do tratamento realizar durante a semana, é necessário a intercalação desses 3 processos, levando em consideração o seu tipo de cabelo e sua necessidade naquele momento.

HIDRATAÇÃO

A hidratação é responsável por manter a quantidade de água necessária no fio, combatendo assim, o ressecamento, garantindo o brilho e o movimento dos fios. Essa etapa deve ser a mais frequente dentro do seu cronograma. Os componentes mais hidratantes que podem ser encontrados nas máscaras de tratamento são: d-pantenol, óleo de coco, babosa, aloe vera e extratos vegetais.

NUTRIÇÃO

A nutrição também é uma parte muito importante no cuidado capilar. Ela fica responsável de realizar a reposição de nutrientes, proteínas e lipídios aos fios. Ela garante a proteção, força e selagem dos fios, combatendo as pontas duplas. Os ativos que contém essa potência são: óleo de rícino, de coco ou de argan.

RECONSTRUÇÃO

Já a reconstrução, é recomendada para combater a quebra e a porosidade dos cabelos, principalmente de cabelos que contém alguma química. Essa etapa repõe a massa do seu cabelo, deixando-o mais encorpado. Essa fase do cronograma capilar é a que deve ter menor quantidade por ser um processo mais intenso e o abuso desse processo pode trazer danos. Os componentes que possuem essa característica são: queratina, colágeno, arginina e cisteína. Sabendo de todas essas informações, você consegue realizar todas as etapas propostas em casa com apenas 3 máscaras de tratamento, garantindo o cuidado necessário com seu cabelo.

É importante ressaltar que para montagem do seu cronograma capilar é de sua responsabilidade o contato com o profissional que cuida de seu cabelo, para que assim ele lhe auxilie, permitindo que você realize com segurança os tratamentos em casa.

SEM COMENTÁRIOS