Cosméticos fermentados: como esses produtos agem na pele?

0

Os cosméticos fermentados são uma novidade que promete trazer inúmeros benefícios para o mundo da skincare; confira

Não é segredo que o mercado da skin care cresceu significativamente, pois as pessoas passaram a buscar mais cuidados com a pele. E, com isso, vieram diversos novos lançamentos e tendências, entre elas, a de cosméticos fermentados.

De acordo com os dados da agência WGSN, autoridade global em previsão de tendências de consumo, os cosméticos fermentados serão os novos queridinhos do mercado e, brevemente, distribuidoras de cosméticos passarão a oferecer esses produtos.

Qual o processo dos cosméticos fermentados?

Os cosméticos fermentados são derivados de ingredientes naturais, como óleos vegetais, plantas, flores, entre outros; e são processados através da fermentação, aumentando, assim, a sua eficácia.

Este processo consiste em adicionar microrganismos, como bactérias e leveduras, na fórmula do produto, ao serem incluídos eles dão origem a ácidos, vitaminas e antioxidantes, que são acrescentados na receita do cosmético.

Desta forma, deixam a composição do produto mais poderosa, apresentando um excelente desempenho e eficácia quando utilizado.

Quais as vantagens dos cosméticos fermentados?

Na pele humana vivem trilhões de bactérias boas, que formam uma barreira de defesa e os produtos fermentados são úteis para manter o microbioma saudável. Elas têm o poder de aumentar a potência dos ingredientes vegetais.

Isso porque, os cosméticos fermentados têm funções bem parecidas com as células do nosso corpo, dando suporte, atuando em harmonia e sem interromper o processo natural. Eles são capazes de trazer benefícios como:

  • Melhor absorção de produtos pela pele;
  • Evita irritações, dermatites e eczema;
  • Auxilia a manter o PH estável;
  • Podem ser utilizados em todos os tipos de pele, até as mais sensíveis;
  • Potencializam os resultados dos produtos, de uma forma não agressiva;
  • Tem ação hidratante e nutritiva.

Além dessas vantagens, os produtos fermentados promovem a sustentabilidade e ajudam a reduzir o impacto ambiental, por conta da diminuição de insumos para produção de ativos cosméticos não-fermentados.

Mesmo que no Brasil ainda não existam muitas opções desse tipo de produto, o mercado está em ascensão e é uma ótima opção para quem procura maneiras de manter a pele bonita e saudável.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui