Qual é a importância da vacina?

0

A vacinação é o método mais seguro de garantir que o organismo humano fique protegido de diferentes tipos de vírus e bactérias; saiba mais

Diante do cenário de pandemia de Covid-19, a vacinação se tornou tema de intensa relevância e ainda mais evidente no Brasil e no mundo. A imunização é, sem dúvida, uma das principais formas de prevenir diversas doenças. A vacinação é o método mais seguro de garantir que o organismo humano fique protegido de diferentes tipos de vírus e bactérias.

Diante de cenários críticos de contaminação, quem opta por não se vacinar coloca a sua própria saúde em risco, e também a de outras pessoas com quem tem contato, além de contribuir para aumentar a circulação de doenças. Justamente, por isso, é que campanhas de vacinação são tão importantes e aclamadas pelos especialistas em saúde.s

Como as pessoas são infectadas e como agem as vacinas?

A maior parte das doenças que podem ser prevenidas por vacina são transmitidas por meio do contato com objetos contaminados, ou quando a pessoa já contaminada espirra, tosse ou fala perto de outra. Ao expelir pequenas gotículas com agentes infecciosos, o indivíduo é infectado e passa a transmitir a doença para outros que também não foram imunizados.

É por meio da vacinação, que existe uma queda drástica e comprovada na incidência de doenças que costumavam matar milhares de pessoas anualmente, como coqueluche, sarampo, poliomielite e rubéola. Mas, mesmo estando sob controle, caso as pessoas parem de se vacinar, as mesmas podem voltar a se tornar uma epidemia.

De maneira geral, as vacinas são feitas com microrganismos da própria doença que previne. Dessa forma, a vacina contra o sarampo contém o vírus do sarampo, só que tais microrganismos estão enfraquecidos ou mortos, fazendo com que o corpo não desenvolva a doença, mas se prepare para combatê-la quando necessário.

As vacinas são seguras?

Toda vacina que é licenciada e liberada para uso em seres humanos já passou por diferentes fases de avaliação, para garantir sua segurança. No Brasil, a Anvisa, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, é o instituto regulador da segurança das vacinas, bem como das clínicas de vacina.

Vale destacar que há vacinas para todas as idades, que devem ser administradas conforme a necessidade do indivíduo, situação pandêmica/epidêmica ou época do ano, como é o caso da vacina da gripe.

O Ministério da Saúde tem um calendário de vacinação completo e específico para recém-nascidos e crianças, por exemplo, bem como para pré-adolescentes e adolescentes, adultos, idosos; e ainda para gestantes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui