Operação da Polícia Civil apura fraude milionária em financiamentos de veículos em Minas

0

Na manhã desta terça-feira (3/5/2022), a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) deflagrou a operação Gênesis, com o objetivo de desmantelar uma organização criminosa especializada na “criação” de veículos automotores a partir de notas fiscais falsas. Na oportunidade, foram cumpridos 11 mandados de busca e apreensão em cinco municípios mineiros: Ipatinga, Caratinga e Timóteo, no Leste do Estado; bem como em Lagoa Santa e Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana.

Segundo o chefe da Divisão Especializada em Prevenção e Investigação a Furto e Roubo de Veículos Automotores, delegado Domiciano Monteiro, trata-se de um grupo especializado no emplacamento fraudulento de veículos, visando à obtenção de vantagem financeira por meio do financiamento desses carros.

“A partir de uma nota fiscal ‘fria’, com dados de veículos faturados para circulação ‘fora de estrada’, como de serviços para mineradoras ou das Forças Armadas, os envolvidos emplacavam os automotores fraudulentamente, sem o conhecimento de seus proprietários, em nome de ‘laranjas’, que também faziam parte do esquema”, explica Monteiro, que ainda ressalta o grande volume de operações dessa natureza, estimando-se um valor desviado de R$ 28 milhões.

De acordo com o delegado Fernando Andrade, o grupo criminoso aliciou e obteve a colaboração de gerentes e correspondentes bancários, cuja função seria facilitar a aprovação dos financiamentos que recaíam sobre os referidos bens. “Os envolvidos arquitetaram um complexo esquema de lavagem de dinheiro e distribuição dissimulada dos recursos ilícitos entre todos os integrantes dessa associação”, conta.

A ação foi coordenada pela 1ª Delegacia Especializada em Prevenção e Investigação a Furto e Roubo de Veículos Automotores, que integra a estrutura do Departamento Estadual de Investigação de Crimes de Trânsito (Deictran).

——————

Sabia que o Aconteceu no Vale está também no Telegram? Inscreva-se no canal.

Já curtiu ou seguiu nossas páginas nas redes sociais? Receba as notícias em primeira mão:
Google News
Facebook
Twitter
Instagram
Youtube
TikTok

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui