DER autoriza obra de recuperação da MG-401

0

O Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) assinou, em 18/3/2022, a ordem de início para os serviços de recuperação funcional da MG-401, na ligação de Janaúba ao porto de Matias Cardoso, às margens do rio São Francisco, passando por Jaíba e Matias Cardoso, no Norte do Estado. O trecho tem cerca de 140 quilômetros de extensão.

O projeto de recuperação prevê uma série de soluções técnicas, com diferentes tipos de adequação às necessidades da pista da MG-401. A empresa vencedora da licitação foi a Construtora Centro Leste Engenharia Ltda e o valor do contrato é de R$ 22.509.884,51.

Com a intervenção autorizada, o DER-MG vai promover a melhoria das condições de tráfego de um importante corredor da região Norte e que servirá de incremento à economia do Jaíba, um dos maiores polos da produção agrícola do estado.

Prazos

A partir da ordem de início, a empresa recebe prazo de mobilização para montagem do canteiro de obras, contratação de pessoal – grande parte da mão de obra deverá ser contratada na região, criando novos postos de trabalho -, e armazenamento de equipamentos e máquinas.

O contrato com prazo de 12 meses prevê a realização de uma série de serviços de forma dinâmica, com ações como fresagem, que consiste no corte ou desbaste do pavimento por meio de processo mecânico e implantação de revestimento asfáltico.

Após essa primeira etapa de ações, será executada a colocação de uma nova camada de asfalto para nivelar e corrigir a rodovia, dando uniformidade ao pavimento. O resultado será mais conforto e melhor dirigibilidade aos motoristas. Por fim, será implantada uma nova sinalização horizontal (faixas) e vertical (placas), além de melhorias no sistema de drenagem.

Alguns dos serviços previstos no contrato poderão ser realizados de forma simultânea, com a perspectiva de serem abertas diversas frentes de trabalho. Outros serão realizados em sequência.

——————

Sabia que o Aconteceu no Vale está também no Telegram? Inscreva-se no canal.

Já curtiu ou seguiu nossas páginas nas redes sociais? Receba as notícias em primeira mão:
Google News
Facebook
Twitter
Instagram
Youtube
TikTok

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui