Saiba como identificar possíveis problemas na sua saúde através do conhecimento dos cabelos
Segundo especialistas, a queda de cabelos é muito comum, podendo-se perceber a perda de 80 a 100 fios diariamente, sem que isso represente um risco para sua saúde. Para manter o cabelo saudável, há uma série de cuidados, os quais colaboram, inclusive, para a saúde de todo o organismo.
A saúde do cabelo é um indicativo de como está a saúde em geral. Por isso, coceiras, lesões no couro cabeludo, quedas além do normal e até falhas em algumas regiões da cabeça podem indicar muito além da necessidade de hidratação.
Como manter o cabelo saudável?
A manutenção capilar se faz com máscara de hidratação e com os produtos ideias para o seu tipo de cabelo. Mas, muito além disso, o cuidado principal começa pela alimentação, pois tudo o que o organismo absorve vai para todas as células do corpo, inclusive as de unhas e cabelo.
A queda de fios, por exemplo, pode indicar anemia, diabetes, doenças da tireoide, entre outras. O motivo é a deficiência de vitaminas e minerais essenciais tanto para regular o organismo e impedir o surgimento dessas doenças quanto para manter o cabelo saudável.
Por isso, a rotina de cuidados com os cabelos envolve a ingestão de alimentos ricos em ferro, zinco e vitaminas, como fígado, ovos, oleaginosas como castanha-do-pará e nozes, peixe, laranja, brócolis, leguminosas como feijão, lentilha e soja, entre outros. A ingestão de água também é bastante recomendada para manter o corpo e cabelo hidratados.
Três formas de manter o cabelo bonito
Além da alimentação, é necessário ter cuidados na manutenção diária do cabelo. A indústria cosmética está em constante desenvolvimento de produtos para todos os tipos de cabelos, para respeitar as necessidades individuais de cada um deles. Com a manutenção correta, o cabelo se manterá saudável, bonito e com bom brilho.
Confira os três cuidados para manter o cabelo saudável:
Evitar água quente na lavagem dos fios
A água quente deixa as cutículas dos fios abertas e retira a camada de proteção e a umidade natural dos cabelos, deixando o cabelo sem brilho e ressecado.
Não dormir com o cabelo úmido ou molhado
Dormir com cabelo molhado resulta na descamação dos fios, por propiciar um ambiente úmido e abafado, perfeito para a proliferação de fungos e bactérias.
Pentear os fios corretamente O modo de pentear os fios impede sua quebra. Para cabelos lisos, é preferível penteá-los a seco; já para cabelos cacheados ou crespos, recomenda-se desembaraçá-los embaixo da água.