Um a cada mil infectados com Covid-19 precisa de UTI, indica SES-MG

0

A cada 1 mil pessoas infectadas com a covid-19, neste momento, apenas uma vai para a UTI. A informação foi apresentada pelo secretário de Estado de Saúde, o médico Fábio Baccheretti, nessa quinta-feira (27/1/2022), em coletiva à imprensa para análise da situação da pandemia no estado. Apesar da alta incidência da variante Ômicron, o que se percebe, segundo o secretário, é que o aumento do número de mortes “não acompanha o que ocorre na incidência de casos”. Além disso, a vacinação tem se mostrado eficaz para conter óbitos e casos graves da doença.

“Se tivéssemos este cenário de alta incidência um ano atrás, sem vacina, estaríamos vivenciando um período muito mais difícil”, afirmou Baccheretti.

Em março do ano passado, o número de óbitos decorrentes da infecção por coronavírus, por semana, chegou a 2.777. Atualmente, está em 87. Já em relação às internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), quadro que inclui, entre outras doenças, a Covid, o número de ocorrências também é inferior ao mesmo período de 2021.

“A proporção de pessoas que eram internadas em UTI por causa da Covid, em relação às que se infectavam pela doença, no ano passado, era de 2,9%. Hoje, essa proporção é 0,09%”, apontou Fábio Baccheretti. “É um dado muito menor do que vivenciamos em 2021”, pontuou.

Vacinação

Minas Gerais aplicou, até o momento, 37.332.768 milhões de doses de vacina contra Covid, sendo que, entre o público acima de 12 anos, 87,45% das pessoas já tomaram a primeira e a segunda doses do imunizante. 

Pico

O estado vivencia, nesta semana, o pico da doença com o avanço da variante Ômicron. Nessa sexta-feira (28/1/2022), foram 40.753 registros em 24 horas, o maior número desde o início da pandemia. Apesar disso, conforme já enfatizado pela Secretaria de Estado de Saúde, as internações e os óbitos não aumentaram na mesma proporção.

Calendário escolar

Outro ponto abordado durante a coletiva de imprensa foi o calendário escolar. A volta às aulas em Minas Gerais está mantida para 7/2 nas escolas da rede estadual de ensino. Baccheretti tranquilizou pais e/ou responsáveis quanto ao retorno seguro das crianças às salas de aulas, ressaltando que as escolas são ambientes controlados, com protocolos sanitários definidos e corretos, tais como uso de máscaras e álcool 70%. 

——————
Quer receber as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão? Siga-nos no Facebook @aconteceunovale, Twitter @noticiadosvales e Instagram @aconteceunovale.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui