Exército assume trecho da BR-367 entre Minas Novas e Virgem da Lapa

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A estrada é uma importante ligação ente Minas Gerais e o litoral baiano.


O abandono da BR-367 é alvo constante de prostestos na região do Vale do Jequitinhonha (Foto: Zé Lourenço)

O Exército Brasileiro assume a partir desta quinta-feira (16/01) a manutenção de um trecho de 70 km da BR-367, entre os municípios de Virgem da Lapa e Minas Novas, no Vale do Jequitinhonha.

De acordo com o engenheiro chefe da 22ª Regional do DER – Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais, Marco Antônio de Lima, o grupamento de cerca de 70 soldados do Exército de Engenharia de Araguari, ficará alojado em Virgem da Lapa.

O convênio entre o Exército e o DNIT – Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre – para a manutenção do trecho, por três anos, é de R$ 23 milhões. “As obras são de encascalhamento da estrada, reforma das pontes de madeira e manutenção de todo o trecho”, afirmou o engenheiro.

A estrada é uma importante ligação ente Minas Gerais e o litoral baiano. Iniciada na década de 50, durante o governo de Juscelino Kubitschek, alguns trechos da rodovia se encontram em situação caótica. O asfalto, que começou a ser implantado em 1980, até hoje não foi concluído. As obras de asfaltamento foram prometidas pela presidenta Dilma Rousseff durante visita a Araçuaí e Jenipapo de Minas, mas até o momento, as promessas ainda não saíram do papel.

O primeiro trecho está localizado entre Minas Novas e Chapada do Norte. Em uma distância de 20 km o asfalto se alterna com a terra. Além da poeira, verdadeiras crateras se formaram ao longo da rodovia, provocadas pela erosão.

Depois de Chapada do Norte, a próxima cidade é Berilo. São mais 20 Km de terra em uma estrada que parece ter parado no tempo. Nesse trecho estão localizadas as primeiras pontes de madeira da rodovia. O estado delas é crítico. Elas não oferecem nenhum tipo de segurança e estão sem proteção lateral e com várias tábuas soltas.

MEDO E INDIGNAÇÃO

Esses são alguns dos sentimentos de quem se arrisca na BR-367. Nas pontes de madeira, caminhões e carros disputam espaço com pedestres e motociclistas.

De Berilo à cidade de Virgem da Lapa o percurso está cheio de buracos e pontes, sem o mínimo de segurança. Um dos pontos mais críticos é o da região conhecida como Córrego do Barbosa. No local existia uma ponte de concreto, que segundo os moradores, foi levada pela enchente há 9 anos.

Enquanto uma nova estrutura não é construída, quem precisa ir a Virgem da Lapa passa por dentro do córrego, que em período chuvoso torna-se muito perigoso.

Depois de Virgem da Lapa, o próximo trecho de terra é entre Almenara e Salto da Divisa, passando pela cidade de Jacinto. Sendo que, até Jacinto, os 51 km de estrada também se alternam, entre asfalto e terra.

Depois de Salto da Divisa, a BR-367 continua em território Baiano. A rodovia, que passa por mais quatro municípios, está asfaltada e em boas condições.

(Fonte: Gazeta de Araçuaí)

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