Ponte entre Diamantina e Couto de Magalhães de Minas será totalmente interditada

0

A Assessoria de Comunicação da Sexta Companhia Independente de Bombeiros Militar informou, no início da tarde desta sexta-feira (21/1/2022), que o trânsito de veículos será totalmente interditado no km 564 da BR-367, entre Diamantina e Couto de Magalhães de Minas, a partir das 8h da manhã deste sábado (22/1). A circulação de veículos pesados, como ônibus e caminhões, já havia sido proibida no local, deste ontem (20/1), com a confirmação de avaria em um dos pilares de sustentação da ponte instalada sobre o Rio Jequitinhonha.

De acordo com os bombeiros, após vistoria realizada na manhã de hoje, o engenheiro Wagner Antônio Gonçalves da Silva, profissional especialista em estruturas do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais (DER-MG), definiu que a ponte sofrerá interdição total. Foi constatado deslocamento vertical e horizontal na fundação de um dos treze pilares existentes na estrutura.

A ponte sobre o Rio Jequitinhonha foi construída em 1.956 e possui 186 metros de comprimento. A estrutura, com oito metros de largura e composta por doze vãos, está localizada na BR-367, que é um importante elo entre o Vale do Jequitinhonha e o Estado da Bahia, bem como a capital mineira, passando por Diamantina. No trecho em questão, por estar sob a responsabilidade do Governo de Minas, a rodovia também recebe o nome de MGC-367.

O Corpo de Bombeiros também informou que a decisão pela interdição total da ponte é uma ação preventiva e que medidas alternativas logo serão adotadas.

Rotas alternativas

  • ROTA 01: seguir pela MGC-451, que vai para Olhos D’água/Bocaiúva, e depois pela rodovia BR-135 até Curvelo, de onde é possível acessar a MGC-259 para Gouveia/Diamantina, ou fazer o sentido contrário.
  • ROTA 02 (para quem está na região de Capelinha): seguir pela MGC-120 até Guanhães, seguir pela MGC-259 até o trevo com a BR-367, de onde é possível chegar a Diamantina, ou fazer o sentido contrário.

Fotos

——————
Quer receber as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão? Siga-nos no Facebook @aconteceunovale, Twitter @noticiadosvales e Instagram @aconteceunovale.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui