O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) emitiu alerta para Capelinha, no final da tarde deste domingo (19/12/2021), por causa das chuvas intensas que atingem o município. O documento, aberto às 16h42, aponta para o risco moderado de movimentos de massa em áreas de risco mapeadas.
Segundo o órgão nacional, os acumulados de precipitação são de até 137 mm em 48 horas. Somente nas últimas 24 horas, o registro é de 95 milímetros de chuvas em Capelinha. Ainda de acordo com o Cemaden, “a previsão meteorológica indica possibilidade de pancadas de intensidade moderada nas próximas horas. Além disso, há também previsão de novas pancadas no decorrer do dia de amanhã (segunda-feira, dia 20)”.
O Cemaden recomenda atenção às áreas de risco mapeadas e cita que o risco moderado é quando não se descarta a possibilidade do fenômeno alertado. Estima-se que 735 pessoas e 172 moradias estejam expostas.
A Administração de Capelinha, através da Defesa Civil, Engenharia, Secretaria de Assistência Social e outros órgãos municipais, informou que monitora as áreas indicadas pelo Cemaden. Confira transmissão realizada pelo vice-prefeito Aléquison Gomes:
Áreas de risco em Capelinha, segundo o Cemaden:
- Rua Candinho
- Rua Ouro Preto
- Rua Dr. J. Barbosa
- Rua Dr. Hermelindo
- Rua Pirapora
- Rua Alcino Angelino da Silva
- Rua das Flores
- Rua Sebastião da Luz
- Rua Geraldo Olímpio
- Rua São João
——————
Quer receber as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão? Siga-nos no Facebook @aconteceunovale, Twitter @noticiadosvales e Instagram @aconteceunovale.