Inmet emite novo alerta de chuvas intensas para municípios do Baixo Jequitinhonha

0

Moradores e prefeituras de municípios dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri contabilizam os prejuízos causados pelas fortes chuvas registradas nas últimas 48 horas. Rios e córregos transbordaram em várias cidades, causando inundações em casas e vias públicas. Devido ao grande volume de água, barrancos cederam, bloqueando parcialmente ou totalmente algumas estradas da região. As enchentes de cursos d’água também danificaram diversas pontes.

Na manhã desta quinta-feira, dia 9 de dezembro de 2021, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um novo alerta de chuvas intensas para municípios localizados na região do Baixo Jequitinhonha. O aviso vai até às 10h20 de sexta-feira (10/12).

Segundo o órgão, as chuvas podem passar de 60 mm/h ou de 100 mm/dia e com ventos acima de 100 km/h. Além disso, há também grandes riscos de danos em edificações, corte de energia elétrica, queda de árvores, descargas elétricas, alagamentos, enxurradas e grandes transtornos no transporte rodoviário.

O Inmet orienta que os moradores dessas regiões desliguem os aparelhos elétricos e quadro geral de energia durante os temporais. Em caso de enxurrada ou inundação, colocar documentos e objetos de valor em sacos plásticos. Se houver alguma emergência, procurar abrigo e evitar permanecer ao ar livre.

Alerta do Inmet

Aviso de: Chuvas Intensas
Grau de severidade: Grande Perigo
Início: 09/12/2021 10h20min
Fim: 10/12/2021 10h20min

Riscos Potenciais: INMET publica aviso iniciando em: 08/12/2021 – 10:00. Chuva superior a 60 mm/h ou maior que 100 mm/dia, ventos superiores a 100 km/h. Grande risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, de queda de árvores, descargas elétricas, alagamentos, enxurradas e grandes transtornos no transporte rodoviário.

Instruções:

  • Desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
  • Em caso de enxurrada ou similar, coloque documentos e objetos de valor em sacos plásticos.
  • Em caso de situação de grande perigo confirmada: Procure abrigo, evite permanecer ao ar livre.
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Municípios de Minas Gerais: Águas Vermelhas, Almenara, Bandeira, Berizal, Bertópolis, Cachoeira de Pajeú, Curral de Dentro, Divisa Alegre, Divisópolis, Felisburgo, Jacinto, Jequitinhonha, Jordânia, Mata Verde, Montezauma, Ninheira, Palmópolis, Pedra Azul, Rio do Prado, Rubim, Salto da Divisa, Santa Helena de Minas, Santa Maria do Salto, Santo Antônio do Jacinto, São João do Paraíso e Vargem Grande do Rio Pardo – lista completa disponível no site do Inmet.

Áreas Afetadas: Norte de Minas, Sul Baiano, Jequitinhonha, Centro Sul Baiano e Vale do Mucuri.

Fotos de locais atingidos pelas chuvas nas últimas 48h

——————
Quer receber as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão? Siga-nos no Facebook @aconteceunovale, Twitter @noticiadosvales e Instagram @aconteceunovale.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui