O Governo de Minas Gerais, por meio da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, informou na tarde desta quinta-feira (9/12/2021) que instalou um sistema de comando de operações na região do Vale do Jequitinhonha para coordenar e auxiliar os municípios atingidos pelas fortes chuvas.
Segundo nota oficial, a Defesa Civil Estadual está atuando em diversas frentes, com a equipe da 15ª Regional de Defesa Civil e três equipes oriundas da Coordenadoria em Belo Horizonte que foram enviadas para atuar nas localidades.
Um caminhão com ajuda humanitária será enviado às cidades com cestas básicas, kits de higiene e kit limpeza para fortalecer o atendimento aos atingidos pelas enchentes. Técnicos do DER-MG também foram acionados para auxiliar os municípios no plano de trabalho para reconstrução de pontes.
Em outra frente, agentes da Defesa Civil estadual estão auxiliando na elaboração de decreto de situação de emergência, contemplando todos os municípios do Vale do Jequitinhonha e Mucuri afetados pelas chuvas desta semana, que visa agilizar os repasses de recursos da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil e do Ministério de Desenvolvimento Regional, em casos de desastres.
Sobre a situação de Fronteira dos Vales, onde uma adutora foi rompida e interrompeu o abastecimento da cidade, a Copanor, concessionária de água da região, realiza o reparo da adutora. Enquanto o trabalho não é concluído, caminhões pipa estão foram enviados para abastecer a população.
Fotos de locais atingidos
——————
Quer receber as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão? Siga-nos no Facebook @aconteceunovale, Twitter @noticiadosvales e Instagram @aconteceunovale.