Razões pelas quais os alimentos orgânicos são melhores para sua saúde e o meio ambiente

0

Na atualidade, a gente tem infinitas opções onde escolher, já seja na roupa, na eletrônica, nas viagens…, mas também nos alimentos que compramos. A alimentação é um pilar fundamental para levar uma vida saudável, por isso, é muito importante saber escolher o que é melhor para nós. A agricultura orgânica, que nasce para encarar as produções agrícolas a grande escala, propõe o cultivo de alimentos orgânicos onde estes são cultivados, preparados e processados sem fertilizantes químicos, pesticidas ou conservantes químicos. Este tipo de agricultura favorece às pessoas, que estão menos expostas a químicos prejudiciais, às próprias culturas, que sofrem menos exposição a produtos químicos, ao meio ambiente, que mantém a sua biodiversidade natural e sofre menos poluição, e também a comunidade.

Ao contrário da rotação de culturas, nas práticas agrícolas atuais destaca a monocultura que se baseia em plantar uma única cultura em uma grande área. No entanto, deixa as culturas extremamente vulneráveis a sofrer uma única doença ou bicho. Os agricultores são forçados a pulverizar produtos químicos que matam absolutamente tudo que não seja a cultura em si. Como resultado, essa cultura está repleta de produtos químicos que os humanos não devem ingerir, como tóxicos ou químicos cancerígenos que são prejudiciais para sua saúde.

Além disso, estes produtos não só matam os insetos causantes de pragas, mas também os bons, incluindo os organismos vivos que uma planta precisa para crescer e tornar o solo rico em nutrientes. Ao eliminar os químicos, os organismos naturais do solo se mantêm e, por conseguinte, a saúde do próprio solo. Assim, a agricultura orgânica pratica técnicas saudáveis de cultivo que visam manter aquele nível necessário de biodiversidade.

Os alimentos orgânicos obtêm seus nutrientes diretamente da sujeira saudável, rica e orgânica. Se a sujeira é saudável, então não deve haver necessidade de fertilizantes. Assim, estes alimentos têm um maior valor nutritivo. Sem pesticidas ou fertilizantes as plantas produzem mais fitoquímicos (vitaminas e antioxidantes) que as fazem mais saudáveis e, portanto, vão ser menos susceptíveis às doenças, assim como mais saborosas. Ao procederem de solos saudáveis, estes cultivos apresentam mais nutrientes tais vitaminas, minerais, enzimas e micronutrientes. Por exemplo, os alimentos cultivados de forma orgânica fornecem em média 21,1% mais ferro (do que seus equivalentes convencionais); 27% mais vitamina C; 29,3% mais magnésio; 13,6% mais fósforo.

Outra razão pela qual os alimentos orgânicos são melhores para a saúde é que as fazendas comerciais e especialmente os produtores de leite tratam o gado com antibióticos e hormônios para aumentar a produção de leite e carne. Por exemplo, dezenas de milhões de quilos de antibióticos são usados na alimentação animal todos os anos. Estima-se que cerca de 70% dos antibióticos produzidos nos Estados Unidos são fornecidos aos animais para fins não terapêuticos. Tudo isto se mantém e passa diretamente ao consumidor. Porém, os produtores de alimentos orgânicos não utilizam nem hormônios nem antibióticos.

Tendo tudo o anterior em conta, os alimentos orgânicos apresentam muitos benefícios para sua saúde no curto e longo prazo.  Além de se sentirem mais energizados por uma dieta baseada nos produtos mais nutritivos, a ingestão de alimentos orgânicos reduz nossa exposição a pesticidas e produtos químicos em geral que são prejudiciais para nossa saúde, diminuindo assim o risco de doenças e melhorando o desenvolvimento na primeira infância. Por outro lado, as pessoas que comem alimentos orgânicos (incluindo vegetais) tendem a ter dietas mais saudáveis em geral.

Em geral, a agricultura orgânica tem numerosas vantagens não só para sua saúde, mas também para o meio ambiente. É agora que a gente tem que mudar suas escolhas alimentares para aquelas que sejam mais respeitosas e benéficas para todos e assim conseguir cuidar do planeta.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui