Minas Gerais terá o terceiro maior centro logístico do Brasil

0

O município de Extrema, na região Sul de Minas Gerais, terá o terceiro maior centro logístico do Brasil. O BWP Business Park vai movimentar R$ 750 milhões e gerar 6.500 empregos diretos, segundo informou o Governo de Minas na manhã desta quarta-feira (13/10/2021).

O protocolo de formalização do investimento foi assinado com o governo do Estado, por meio da Agência de Promoção de Investimento e Comércio Exterior de Minas Gerais (Indi), e o projeto segue em implantação. Serão estabelecidos dois parques logísticos de e-commerce, somando oito galpões construídos em 400 mil metros de Área Bruta Locável (ABL), o correspondente a 38 campos de futebol.

Os dois condomínios que vão abrigar os empreendimentos estão em fase de construção. O primeiro galpão do projeto 1 será entregue ainda neste mês e os galpões do projeto 2, até meados de 2022.

Empreendimento de ponta

O projeto, encabeçado pela BlackWall assessoria de captação de recursos e real state, tem a Diase como construtora especializada em centros de distribuição e indústrias e leva a assinatura do arquiteto Alcindo Dell’Agnese, que tem no currículo grandes empreendimentos pelo Brasil.

Os dois condomínios são considerados projetos de ponta no país, com galpões que captam energia fotovoltaica e tecnologia de reuso de água, além de arquitetura moderna baseada em parâmetros internacionais de sustentabilidade e certificação internacional LEED Gold que promete revolucionar o mercado de logística do Sul de Minas Gerais, de acordo com o diretor-presidente da BlackWall, Bernardo Werneck.

“Em termos de tecnologia e infraestrutura, o BWP Business Park – Extrema é um dos melhores condomínios logísticos do Brasil. Nossos inquilinos são de diversos setores e existem multinacionais de e-commerce que estarão conosco. Já fechamos com empresas e operadoras logísticas, como a Via Varejo, o grupo JSL Júlio Simões e a Frio Peças. O apoio do Indi foi fundamental para acelerar as aprovações e deixar toda a parte documental em ordem para atrair investidores”, completa.

Localização privilegiada

Considerado o principal hub de e-commerce, o município de Extrema tem localização privilegiada, com acesso exclusivo à rodovia Fernão Dias e pontos de conexão a grandes centros consumidores. O diretor de Atração de Investimentos do Indi, Adriano Carvalho, afirma que o empreendimento consolida a cidade como um grande centro logístico de comércio eletrônico de Minas Gerais e do Brasil, já que o município responde por 25% da atividade do setor no país.

“O Indi vem trabalhando muito próximo de empreendimentos desse porte com o intuito de atrair grandes empresas do comércio eletrônico. Buscamos melhorar a qualidade de equipamentos logísticos para receber as iniciativas, dada a exigência cada vez maior do setor. Queremos que o exemplo de Extrema se expanda para o Triângulo Mineiro, o Norte e o Noroeste de Minas, para que empreendimentos ocupem outras áreas do estado com a mesma qualidade de atração de empresas de renome”, diz Adriano Carvalho.

——————
Quer receber as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão? Siga-nos no Facebook @aconteceunovale, Twitter @noticiadosvales e Instagram @aconteceunovale.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui