Polícia Civil prende o principal fornecedor de documentos falsos em Minas Gerais

0

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) prendeu, na última sexta-feira (1/10/2021), em Vespasiano, Região Metropolitana de Belo Horizonte, um homem suspeito de ser o principal fornecedor de documentos falsos no Estado. Com ele foram apreendidas centenas de espelhos de cédulas de identidade, Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs), Certificados de Registro de Veículos (CRVs) de todos estados da federação, comprovantes de residência, contracheques, além de vasto maquinário para produção de documentos (impressoras, celulares, papel moeda e insumo próprios para confecção de documentos).

Nesta quinta-feira (7/10), durante entrevista coletiva realizada na Divisão Especializada em Prevenção e Investigação a Furto e Roubo de Veículos Automotores, a PCMG repassou informações sobre a investigação e apresentou o material apreendido com o suspeito, de 29 anos.

De acordo com o delegado Domiciano, chefe da DEPIFRVA, as investigações apontam que ele seja o maior falsário em atividade no estado de Minas Gerais, e um dos principais do país. “Conforme informações que analisamos previamente e mesmo os documentos apreendidos, ele fornece CNHs, CRVs e documentos de identidade sob encomenda para serem utilizados nos 26 Estados e no Distrito Federal, utilizados por organizações criminosas em fraudes envolvendo veículos automotores, para foragidos da justiça e, também, fraudes junto ao sistema financeiro”, afirma.

Ainda de acordo com Monteiro, a qualidade dos documentos falsificados, inclusive contando com elementos de segurança, chama a atenção e é por esse motivo que havia grande demanda por parte dos grupos criminosos. As CNHs, por exemplo, reproduzem itens de segurança como a marca d´água, tintas de variação ótica e imagens secretas, sensíveis à luz fluorescente. O QRCode direciona a um endereço na internet que reproduz sites oficiais.

O delegado Leandro Matos explica que os trabalhos começaram no início deste ano, quando a Divisão passou a investigar crimes de fraude aplicados em locadoras de veículos. “Em junho, realizamos a primeira operação, que resultou na apreensão de dez veículos adulterados avaliados em mais de R$1 milhão. Na ocasião, três indivíduos foram autuados pelo crime de receptação e adulteração de veículos automotores”, disse o delegado.

Durante o processo de investigação, a PCMG analisou a documentação envolvida nas fraudes e identificou o homem preso na última sexta-feira.

“O suspeito foi autuado pela falsificação de documento público. A investigação prossegue para apurar quem são os fornecedores do material aprendido, além de elucidar completamente seu envolvimento com as organizações criminosas”, informou a PCMG.

——————
Quer receber as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão? Siga-nos no Facebook @aconteceunovale, Twitter @noticiadosvales e Instagram @aconteceunovale.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui