Tamanduá-bandeira é resgatado na BR-367, no município de Diamantina

0

Um tamanduá-bandeira (Myrmecophaga tridactyla) foi resgatado pela Sexta Companhia Independente de Bombeiros em Diamantina, no Vale do Jequitinhonha, na manhã de quarta-feira (8/9/2021). Os militares foram acionados via 193 e receberam informações indicando que o animal estava às margens da BR-367, próximo ao local conhecido como Gombô. No local, foi constatado que o animal possuía um ferimento na pata traseira, devido a um possível atropelamento, e se encontrava agressivo.

Juntamente com uma equipe da MAMB/14ªCIA PM, foi realizada a captura do animal. O tamanduá-bandeira foi encaminhado para a ONG Caminhos da Serra, na cidade de Gouveia, onde irá ser tratado e devidamente encaminhado.

O tamanduá-bandeira é uma espécie considerada como “vulnerável” pela União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN), sendo extinto em algumas partes da América Central. As principais ameaças à sobrevivência da espécie são a caça e a destruição do habitat, e é um animal susceptível a ser atingido fatalmente por incêndios e atropelamentos.

As populações estão diminuindo, e geralmente é tido como uma espécie incomum ou rara nos locais em que habita, estando em todas as listas de animais em risco de extinção nos países em que é nativo. Apesar deste risco, pode ser encontrado em inúmeras unidades de conservação, onde muitas vezes é abundante.

O tamanduá-bandeira não possui dentes e sua mandíbula possui pouca mobilidade, ele se alimenta basicamente de formigas e cupins, o que acaba conferindo uma anatomia bastante peculiar e especializada na exploração desse recurso alimentar, que apesar de abundante, é muito pouco explorado por outras espécies de mamíferos.

As ações da Caminhos da Serra se concretizam através de convênios, parcerias e acordos de apoio técnico sem repasse de verbas financeiras. Buscando realizar o resgate, proteção e tratamento de animais em situações de risco, na tentativa de oferecer a eles toda a segurança e proteção que precisam.

Vídeo

——————
Quer receber as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão? Siga-nos no Facebook @aconteceunovale, Twitter @noticiadosvales e Instagram @aconteceunovale.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui