Estudantes de Janaúba reciclam materiais para criar peças de arte

0

Alunos da Escola Estadual Joaquim Maurício de Azevedo, em Janaúba, participaram de projeto interdisciplinar


Por meio do projeto, alunos produziram floreiras e lixeiras, que estão espalhados pela escola

Arte e sustentabilidade formaram uma combinação que deu certo na Escola Estadual Joaquim Maurício de Azevedo, em Janaúba. Ao observar que no entorno da escola havia muitos pneus abandonados, alunos e professores decidiram transformar o material, que normalmente iria para o lixo, em arte.

“Sabemos que pneus demoram muito tempo para se decomporem, então decidimos fazer o projeto. Recolhemos os pneus e recebemos doações de uma borracharia próxima à escola. Fizemos 35 floreiras e 18 lixeiras, que estão espalhadas pela escola”, ressalta a professora de Química, Luciene Gonçalves Rodrigues de Paula Cacique.

O trabalho, que foi interdisciplinar, contou com uma parte teórica e outra prática. “Primeiro os alunos estudaram sobre decomposição de materiais. Depois iniciaram o plantio das mudas. São os estudantes que fazem a manutenção das floreiras”, conta Luciene.

Verônica Luana Lopes Santos, que em 2013 cursava o 3º ano do ensino médio, ressalta o que aprendeu com a realização do projeto. “Aprendi que, muitas vezes, pensamos que um pneu velho não serve para nada. Com o projeto, vimos que dá pra fazer uma coisa legal que fica bonita e dá para enfeitar a escola. Agora sei que, ao invés de jogar fora, podemos reciclar”, afirma.

Já Elisandra Karina Colares Madureira, que também cursou o 3º ano do ensino médio no ano passado, destaca que, com a iniciativa, a postura dos estudantes mudou. “Ficamos bastante empenhados em cuidar do que fizemos. Todos os dias, um grupo ficava responsável por cuidar das floreiras. Agora, preservamos e cuidamos delas e da escola”, conta.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui