Quais os benefícios do PAT para o trabalhador brasileiro?

0

O Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) completa 45 anos este ano, entenda mais como funciona

O Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) completou 45 anos neste ano de 2021. Considerada a ação mais longeva entre os benefícios com caráter socioeconômico e alimentar do Brasil, ele já contemplou 240 mil empresas e aproximadamente 20 milhões de trabalhadores.

Reconhecido inclusive internacionalmente por importantes órgãos como a Organização Mundial do Trabalho (OIT), o programa garante a sua plena execução graças a uma rede de envolvidos que passa por empresas e estabelecimentos comerciais que viabilizam uma alimentação adequada por meio de vale-refeição, que pode ser usado pelos funcionários para alimentar suas famílias.

Rígido controle

Um dos diferenciais do PAT é a segurança, já que ele tem uma destinação muito clara: a alimentação do trabalhador brasileiro.

Neste contexto, a estrutura do PAT proporciona aos profissionais de recursos humanos das empresas contratantes toda a comodidade e conforto jurídico de saberem que estão trabalhando com um programa estruturado e que é referência em âmbito mundial.

O vale alimentação e refeição adquiridos pelas empresas passam por rigorosa fiscalização que prevê controle, monitoramento e fiscalização, podendo, inclusive, ser descredenciados em casos em que ficam evidentes possíveis fraudes e desvirtuamentos do programa.

Toda a operacionalização do PAT é feita pelo Governo Federal, em parceria com as empresas contratantes. Anualmente, 10 mil empresas que integram o programa são vistoriadas in loco para verificar se elas estão cumprindo as regras. Neste contexto, as empresas credenciadas precisam comprovar elevado padrão de qualidade nas refeições disponibilizadas.

A segurança envolvida em todos os processos é que garante ao programa a condição de continuar agregando bem-estar à vida de inúmeros trabalhadores, contribuindo para o seu alto nível de produtividade.

Todo este zelo se justifica porque o PAT é muito importante, não só do ponto de vista do benefício que ele leva ao trabalhador, mas também sob a ótica da movimentação econômica.

Se pensarmos no trabalhador que usa o recurso no formato de vale alimentação em estabelecimento conveniado, ele está adquirindo produtos e dando uma nova dinâmica ao cenário financeiro do país.

Além disso, o programa PAT é uma conquista social do trabalhador e que precisa ser preservada e ampliada para mais profissionais.

Como fazer parte?

É muito simples ser contemplado pelo PAT, pois até pequenas empresas, que possuem apenas um colaborador, podem ser contempladas pelo benefício, desde que estejam registradas no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ). O trabalhador pode fazer o cadastro no site do PAT ou em qualquer agência dos Correios.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui