O transporte de produtos agrícolas, de bens e de pessoas na região do Baixo Jequitinhonha ganhará incentivo com a manutenção dos trechos não pavimentados das rodovias MG-406 e MGC-251.
Para melhorar as condições de trafegabilidade dessas vias, o Governo do Estado está investindo cerca de R$ 1,5 milhão em manutenção. Os trechos vão receber, ainda, um aporte extra de R$ 500 mil de emenda parlamentar do deputado estadual Carlos Henrique, o que permitiu a realização de uma manutenção mais adequada. No total, serão contemplados cerca de 90 quilômetros que ligam Almenara e Pedra Azul, dois importantes municípios da região.
“Além do conforto e da segurança para o deslocamento das pessoas, essas ações também alavancam a economia local, principalmente na produção da agricultura familiar que é a fonte principal de subsistência das famílias da região”, comenta o coordenador regional do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) em Pedra Azul, Genilson Ferreira da Silva.
Ele destaca que o investimento na melhoria da malha viária dará mais dignidade para a região que possui imensa variedade de peixes e frutos, além de cultura reconhecida em todo país.
“Estradas em boas condições de conservação representam redução dos custos operacionais dos veículos. Além da importância econômica, permitem que a população exerça seu direito de ir e vir conseguindo, assim, acessar serviços de saúde, educação, lazer, entre outros”, ressalta o coordenador.
Melhorias
Desde o mês de junho, os 32 quilômetros da MG-406, no trecho entre Almenara e o Distrito de Pedra Grande, passam por patrolamento, alargamento de pista em diversos pontos, encascalhamento de todo o pavimento e instalação de nova sinalização vertical.
Concluídas as obras na MG-406, as equipes do DER-MG serão deslocadas para a MGC-251, cuja manutenção vai abranger 57 quilômetros que conectam o Distrito de Pedra Grande a Pedra Azul. O trecho será nivelado, alargado e encascalhado em pontos específicos.
“A manutenção da MGC-251 e da MG-406 vai ser, também, uma alternativa de ligação do Norte de Minas ao litoral baiano, uma das principais rotas turísticas”, finaliza Silva.
Os serviços têm previsão de conclusão em 90 dias.
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